Igreja Católica Apostólica Romana

Mais de 300 Zeladoras das Capelinhas se reúnem no 5º Encontro Diocesano

O Domingo, 08 de setembro, foi animado e enriquecedor para mais de trezentas zeladoras e zeladores das Capelinhas Vocacionais da Diocese, que participaram do 5º Encontrão Diocesano do Movimento.

Reunidos na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul, com uma dinâmica de palestras sobre Nossa Senhora, testemunhos de seminaristas e a Oração do Terço Vocacional, os membros do Movimento tiveram a oportunidade de alimentar a vida espiritual, além de saberem com mais detalhes, da caminhada formativa dos seminaristas.

Seminarista do 3º Ano de Teologia, Diego Nakalski, falando das Dimensões Formativas.

Um dos seminaristas da teologia, Diego Nakalski, partilhou as Dimensões que abordam a formação dos Seminaristas, sendo elas: Humano-Afetiva, Espiritual, Comunitária, Missionária e Intelectual.

Jacksiel Mateus Cabral, seminarista do Curso de Filosofia, comentou que o Encontro favorece também para que elas saibam das necessidades e daquilo que está sendo melhorado no Seminário. “A importância deste Encontro é também atender as demandas espirituais e materiais que o Seminário tem. Estarmos juntos com elas nos ajuda também espiritualmente. É oportunidade de elas nos conhecerem melhor e conhecerem os seminaristas novos”, explicou ele.

Cada paróquia da Diocese foi representada por uma Capelinha, dentre as diversas que existem em cada paróquia. Com o objetivo de motivar e promover a oração pelas vocações dentro das famílias, as Capelinhas de Nossa Senhora circulam todo o mês de casa em casa, fomentando a fé nos lares, a oração e a contribuição para com o Seminário. “Onde a Mãe está, o Filho também está. Nós sabemos das necessidades de as famílias terem essa espiritualidade para a união no lar. A Capelinha ao entrar em cada casa visa promover o aspecto da união na família pela oração”, acrescentou Jacksiel.

O Encontro terminou às 16h com a Santa Missa, onde além dos participantes do evento, fiéis da comunidade local também vieram para celebrar. A missa foi presidida pelo padre Marcelo Antônio Rosa, assessor do Movimento na Diocese. Se fizeram ainda presentes, padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário; padre João Henrique Lunkes, assessor das Vocações; padre João Francisco, vigário na Perpétuo Socorro; e o diácono permanente Luis Huk. Padre Sidnei Reitz, pároco da paróquia do Perpétuo Socorro, participou na parte da manhã com uma das palestras.

A Santa Missa assim como o encontro se deu dentro da igreja, ainda em processo de ampliação. Junto aos padres e diácono, os Seminaristas do Seminário Diocesano, de União da Vitória.

 

Como tradicionalmente é feito em cada Encontro, ao final da missa foi realizado o sorteio da paróquia que sediaria o próximo evento. A paróquia sorteada foi São Joaquim e Senhora Sant’Ana, de Paulo Frontin.

Recebendo a Capelinha de Nossa Senhora Rainhas das Missões para levar para a paróquia, Hilda Aiolfi, da paróquia de Paulo Frontin, expressou junto com outros membros do Movimento grande satisfação. “Estamos muito felizes em poder sediar esse Encontro. Trouxemos uma Capelinha de nossa paróquia e agora levamos a do Encontrão para prepará-lo para o próximo ano. Prepararemos com muita alegria”, disse ela.

Coroinhas da Matriz do Perpétuo Socorro realizaram ainda no final da celebração a coroação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Padre Marcelo Antônio Rosa, assessor do Movimento passa a Capelinha da Rainha das Missões a zeladora Hilda, da cidade de Paulo Frontin.

 

O 6º Encontrão está marcado para o dia 06 de setembro de 2020.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

Vídeo da entrega da Capelinha à Zeladoras da paróquia de Paulo Frontin.

GALERIA DE FOTOS

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.