Comunidade do Paiol Grande acolhe Missões Paroquiais

"...é lindo o gesto de deixarem suas casas e fazerem esse serviço”.

Grupo de Missionários saindo da Capela em visita às famílias da Comunidade.

No espírito do Mês Missionário Extraordinário, além de várias outras atividades desenvolvidas por Pastorais e Movimentos nas paróquias da Diocese, no Dia Mundial das Missões, 20 de outubro, quarenta missionários paroquiais da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul passaram o domingo, 20, com visitas às casas e momentos de oração.

Participando da Missa de Envio, na Matriz, no sábado, 19, os quarenta missionários se prepararam para a atividade missionária do dia seguinte. Um momento de Adoração ao Santíssimo, após a celebração da Missa, na intenção da ação que aconteceria no próximo dia, foi espaço importante para pedir a Graça de Deus ao serviço que iriam desenvolver.

A ação missionária se deu na Capela Nossa Senhora das Graças, comunidade Paiol Grande, igreja que passou recentemente por uma reforma interna e externa. Entre as duzentas e cinco famílias visitadas, a família de Arlete e Willian Wroblewski foi uma delas. Recuperando-se de um acidente, o casal expressou gratidão pela visita dos missionários, dizendo que a presença deles fortalece a fé. “Eles incentivam a ter a fé, mesmo que passemos por tribulações. É um grande apoio que eles dão para nós. E é lindo o gesto de deixarem suas casas e fazerem esse serviço”, comenta Arlete, com semblante alegre, ao lado do esposo Willian e familiares.

Áudio Arlete:

No canto esquerdo, de camiseta preta, Arlete Wroblewski, recebendo os missionários em sua casa. Arlete atuará na comunidade pela Pastoral da Pessoal Idosa.

Também vítima de um acidente de trabalho com madeira, Francisco Paulo Marszczaokoski, 56, acompanhou atentamente as orações e pregações dos missionários. Sentado na cadeira de rodas, com a perna engessada, Francisco Paulo dá seu testemunho com lágrimas nos olhos. “É bonito o que eles fazem. Nos fazem sentirmos muito bem. Se não tivermos fé, não caminhamos bem. Deus sempre está olhando por nós”, testemunha ele, recitando uma oração ao Espírito Santo que decorou desde criança quando recebeu uma revista vinda por correio.

Áudio Francisco Paulo:

Em visita na casa de familiares, Francisco Paulo, de cadeira de rodas, se sentiu abençoado com a visita dos missionários.

Um dos missionários envolvidos na missão paroquial foi Jonas Antônio Kukul, que demostrou grande gratidão pelo momento em sua vida. “É minha primeira vez em um trabalho como esse. Não dormi a noite de ansiedade. Foi uma experiência maravilhosa. A vida de oração nos aproxima de Deus e quando a testemunhamos na vida das pessoas, isso transcende muito. É lindo que no interior ainda se vê as famílias preservando os jovens nesses momentos de oração, algo que nas cidades já não percebemos muito. E nós precisamos preservar isso”, disse o missionário.

Áudio Jonas Antônio:

Jonas Antônio Kukul, Missionário paroquial, proclamando uma das leituras na missa.

Muitas famílias que foram visitadas pela equipe, participaram da missa de encerramento na Capela da comunidade, às 16h30, presidida pelo padre João Francisco, vigário paroquial.

Ao final da celebração, o Diácono Permanente Luiz Huk, que atua na comunidade, em nome de toda a Comissão da Capela agradeceu o esforço de muitos para acolher os missionários. “Quero convidar a todos a rezarmos uma Ave-Maria por cada um, como agradecimento pela doação em bem acolher as missões. E também já temos frutos da missão com pessoas ingressando na Pastoral da Pessoa Idosa para ajudar em nossa comunidade”, partilhou o Diácono, apresentando Arlete Wroblewski aos fiéis na missa, junto a outras líderes da Pastoral da Pessoa Idosa.

Missionários e fiéis da comunidade celebraram juntos a Eucaristia, como Ação de Graças a Deus pela acolhida da Mensagem de Deus.

Além dos espaços devocionais com a récita do Terço, e Adoração ao Santíssimo, durante a missa muitos puderam se aproximar do Sacramento da Confissão, concedido pelo padre Sidnei Reitz, pároco.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação