Igreja Católica Apostólica Romana

Seminaristas realizam retiro anual como elemento na formação

Entre os dias 17 e 20 de outubro, os seminaristas diocesanos junto com os seminaristas religiosos da Acardi, estiverem em retiro, em São Mateus do Sul.

Assessorado pelo Frei Gutemberg da Silva Santos, MsS, vice prior geral do Instituto Missionário Servos do Senhor, e pároco da paróquia N. Sra. de Fátima, em Cotia – São Paulo, Diocese de Osasco, o encontro teve como temática: “O discipulado de Cristo no Evangelho de Marcos” e, O carisma do Bom Pastor”, segundo o salmo 22. “A importância de aprender com o Mestre, ser discípulo, é caminhar seguindo os passos do Mestre, acolher sua Palavra, que gera mudança de vida”, motivava o pregador.

Além dos momentos de pregação, o retiro proporcionou espaços de silêncio individual, em que os seminaristas puderam realizar um encontro individual com Jesus. “É oportuno para a interiorização, oração silenciosa e para leitura espiritual, bem como de convivência com os colegas diocesanos e religiosos”, comentou o seminarista Gustavo Henrique Santana, falando da importância do retiro.

Oração, convivência e partilha foram outros espaços que fizeram parte dos três dias de encontro. É sempre uma grande oportunidade de renovação e fortalecimento de nossa vocação. Cada palavra do padre nos motivou a isto, a sermos bons discípulos”, testemunhou o seminarista Douglas Ribasz, do 3º ano de Teologia.

Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário, expressou também profundo agradecimento ao casal Margarete e Alceu Ravanello, membros do Movimento Serra, em São Mateus do Sul, que todo ano sedem sua casa de campo para o Seminário realizar o retiro anual dos seminaristas, elemento primordial na formação dos candidatos ao sacerdócio e de qualquer cristão.

Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

GALERIA

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.