Encontro Vocacional reúne 20 jovens no Seminário Diocesano

"...cada momento está me fazendo pensar de forma diferente. Que eu não estou aqui por acaso, mas é um convite do próprio Jesus”.

Nos dias 22,23 e 24 de novembro, vinte jovens participaram do Encontro Vocacional Masculino, no Seminário Diocesano, em União da Vitória.

Jovens retirantes junto com seminaristas diocesanos e padre Evaldo, reitor do Seminário, na Capela do Seminário Diocesano.

O Encontro que acontece duas vezes ao ano e tem por objetivo auxiliar jovens que procuram esclarecer sua vocação ao sacerdócio, trabalhou desta vez com os participantes algumas das Dimensões que envolvem a formação dos seminaristas.

Geovana Cordeiro, psicóloga do Seminário, em fala com os retirantes.

Uma das colocações foi dada por Geovana Cordeiro, psicóloga, que trabalhou a Dimensão Humano Afetiva, abordando a importância do autoconhecimento para uma decisão madura da vocação.

“Minha participação no Retiro Vocacional foi abrir para eles a importância do autoconhecimento; ter um equilíbrio de nossas ações, sentimentos, pensamentos, para as escolhas que nós temos ao longo da vida”, partilhou a psicóloga.

Geovana Cordeiro:

A abertura do Encontro se deu ainda na sexta-feira, 22, com a missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Além das boas vindas Dom Walter motivou aos jovens a fazerem o Encontro de coração aberto para escutarem o que Deus espera de cada um deles. “Entrem de coração aberto nas propostas que serão feitas. Não tenham medo de nada. Deus não vai chamar ninguém ao que não é da vontade Dele e para a felicidade de cada pessoa também”, exortava o bispo.

Dom Walter Jorge:

Dom Walter Jorge, na missa de abertura com os jovens do Encontro. Ao lado esquerdo, membros do Movimento Serra, Movimento de Oração pelas Vocações.

Na Dimensão Vocacional, padre Mário Glaab, diretor do Instituto que faz parte do Seminário, trabalhou um texto do Evangelho de Lucas, falando da relação de Jesus com os Apóstolos. O sábado, 23, foi conduzido ainda por atividades de espiritualidade, momentos de silêncio e também recreativos, com esportes e dinâmicas de grupo.

Como todo cristão, o padre além de ser um discípulo de Cristo deve ser também um missionário de Jesus. Mostrando este caminho aos vocacionados, no domingo, 24, o seminarista Douglas Ribazs, fez uma colocação mostrando a importância da Dimensão Missionária na caminhada da formação do sacerdote.

Envolvido nos Movimentos da Igreja, Elielton participou pela 1ª vez do Encontro.

Surpreendido com a dinâmica do Encontro, Elielton Miguel Stefaniak, 24, participando pela primeira vez, conta que percebeu que deveria ter feito a experiência do Encontro a tempos atrás quando foi convidado, mas sempre resistiu aos convites. “Este chamado surgiu em mim por Dom Agenor Girardi na época em que era nosso bispo, e também por outros grupos em que participo. Eu vim aqui com o pensamento que iria apenas conhecer o ambiente e a rotina da casa. Mas cada momento está me fazendo pensar de forma diferente. Que eu não estou aqui por acaso, mas é um convite do próprio Jesus”, diz sentir, Elielton.

Elielton:

Mesmo não tendo clara ainda sua decisão para seguir o caminho sacerdotal, Elielton, que é da paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Claro do Sul – Mallet, diz que sua possibilidade de ingressar no Seminário no próximo ano para fazer a experiência, é grande. “A chance de eu entrar ano que vem é mais de cinquenta por cento, mas preciso trabalhar bem esta ideia ainda. Que não seja feita a minha vontade, mas a vontade de Deus”, comenta o jovem, com um tom ainda tímido.

Elielton:

Padre Mário Glaab, responsável pela formação acadêmica do Seminário, em momento de reflexão com os jovens na sala de Filosofia.

Além do vocacionado Elielton, outros seis jovens se dispuseram a participar do Estágio Vocacional, que se dará nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020. Neste Estágio, aqueles que se definem em ingressar no Seminário, recebem algumas orientações e começam a caminhada do ano letivo junto com os demais seminaristas no mês de fevereiro.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação