Igreja Católica Apostólica Romana

Seminaristas participam de Congresso Missionário

Com diversos temas, centrados na identidade missionária dos seminaristas e na identidade missionária da Igreja com um todo, com suas realidades paroquiais, seguindo o magistério do Papa Francisco, dos dias 11 à 15 de dezembro, a Diocese de Palmas e Francisco Beltrão – PR, sediou o 3º Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 2 da CNBB.

O encontro que se deu na Casa de formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, e acolheu seminaristas de dioceses do Paraná, teve como tema: ‘Batizados e enviados: A Igreja de Cristo, com seus seminaristas em missão no mundo’.

Presente no evento, em uma de suas colocações, Dom Edgar Xavier Ertel, bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, falou aos congressistas da urgência em se forma consciência missionária nos Seminários e Casas de Formação. “A nossa vida no Cristo é uma missão, e o amor de Deus deve ser comunicado pela nossa vida e presença. Nossos seminários devem ser úteros de vocações missionárias chamadas a serem esta presença transformadora e amorosa do Cristo no mundo. Estou deixando gerar em mim um Missionário para ser esta presença? ”, convidava o bispo, ao questionamento.

A Diocese de União da Vitória esteve representada pelos seminaristas Diego Nakalski, Daniel Rosa e Glauco Masiero. “Foi uma experiência muito gratificante. As conferências, os momentos culturais e de oração, tudo contribuiu para a nossa formação e avivamento do espírito missionário em nossos corações”, comentou Glauco.

Da esquerda: Seminarista Glauco, Daniel Rosa, e, Diego Nakalski.

 

Também valorizando cada momento do encontro, Diego Nakalski comentou que para ele o contato com outros seminaristas do Paraná, e a troca de experiência é algo enriquecedor. “Além de toda a formação que tivemos, a convivência com os demais seminaristas de todo o Paraná também nos enriquece. Apesar de algumas diferenças na formação, há o objetivo comum de sermos sacerdotes santos, e o espírito missionário faz parte deste processo”, partilhou Diego.

Com sua criação há mais de 30 anos, no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina – Piauí, o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) é uma iniciativa animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), para colaborar na formação e animação missionária nos Seminários, Institutos, e Casas de Formação Religiosa. Hoje, o Conselho existe na maioria dos Seminários das dioceses do Brasil.

Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

Reportagem: Créditos: TV Sudoeste.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.