Diáconos Permanentes realizam reunião de formação

No domingo, 16 de fevereiro, nove diáconos permanentes da Diocese de União da Vitória, passaram por um dia de formação.

Seminarista Alisson Marlon trabalhando o Missal Romano (livro litúrgico de orações da Santa Missa), com os diáconos permanentes.

Reunidos em um das salas da igreja catedral, em União da Vitória, os Diáconos estudaram assuntos relacionados a Liturgia, focando o estudo em alguns livros litúrgicos e alguns serviços que realizam nas celebrações. “Foi uma formação muito boa. Estudamos a introdução ao Missal Romano, o Evangeliário e algumas funções que cabem ao Diácono na celebração da Santa Missa e na Liturgia da Palavra”, comentou o Diácono Luiz Huk, assessor diocesano dos diáconos.

Momento da Santa Missa com padre João Francisco. No canto direito, Diácono Luiz Huk, assessor dos diáconos.

A formação foi conduzida pelo seminarista Alisson Marlon de Moura, que após concluir os estudos no Seminário em 2019, está exercendo o Estágio Pastoral, na paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, ajudando o padre Marcelo Antônio Rosa, pároco.

Um dos momentos importantes para o grupo dos diáconos foi a celebração da Santa Missa, junto com membros da Renovação Carismática Católica (RCC), presidida na igreja Catedral, pelo padre João Francisco, assessor da RCC.

Ao final do encontro dos Diáconos, foi definida a data do dia 19 de abril para a continuação da Formação. Os Diáconos também marcaram a data do seu Retiro, programado para os dias 22, 23 e 24 de maio. O Retiro será conduzido pelo padre Ronaldo A. Rodrigues, e terá como tema: “Diácono e a Eucaristia’.

Setor de Comunicação