Missionários Diocesanos iniciam o ano com Retiro Espiritual

O Conselho Missionário Diocesano, COMIDI, iniciou as atividades de 2020 com um Retiro Espiritual para os missionários, no Instituto Piamarta, em União da Vitória, nos dias 08 e 09 de fevereiro.

O retiro tem por objetivo conduzir os missionários a um encontro mais íntimo com Deus. Os irmãos Renato e Francisco Marochi, da cidade de Irati, diocese de Ponta Grossa conduziram as colocações.

Diácono Permanente Renato Marochi, de Irati – PR, em uma das reflexões.

Nas meditações sobre a Tentação de Jesus no deserto (Mt 4;1-8), os missionários pensaram sobre as tentações que encontram na vida cotidiana. “O demônio nos oferece fama, riqueza e prazer, tudo que é efêmero. Mas devemos continuar firmes, não caindo nas tentações e encontrar a verdadeira paz e alegria em Cristo”, refletia o diácono Renato.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano, também se fez presente no retiro e presidiu a missa no domingo. Durante a homilia falou da importância do retirar-se e abastecer-se do Espírito. “Mateus no Evangelho de hoje nos lembra que somos sal da terra e luz do mundo. Devemos levar sabor para a vida daqueles que nos rodeiam, além de sermos luz por onde passarmos”, exortou Dom Walter.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Atrás, padre Joviano Salvatti, assessor do COMIDI.

Missionário há cinco anos, Armando Lima de Souza, da paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, de São Mateus do Sul, destacou a importância do esforço em se distanciar do mal e se aproximar de Deus. “Durante estes dias de retiro percebemos que a fragilidade da natureza humana nos leva a cair em tentações a qualquer momento, mas participantes da natureza Divina devemos buscar o caminho do amor do Pai, como a Sagrada Escritura nos orienta”, testemunha ele.

Ao final do retiro, Francisco Marochi relembrou que mesmo nos dias mais difíceis devemos ser a Luz no mundo, ainda que em alguns momentos sintamos carregar duas cruzes nos ombros.

Informações: Agatha Przybysy
Comunicação do COMIDI