Pastoral da Comunicação é implantada na Diocese

“A Pascom não é mais uma Pastoral na Igreja, mas é a Pastoral quem tem por vocação integrar as demais Pastorais e Movimentos..."

Com mais de trinta participantes, vindos de 15 paróquias, das 25 que compõem a Diocese, a reunião de implantação da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Diocese de União da Vitória, no dia 08 de fevereiro, contou com a presença de dois membros que compõem a coordenação da Pascom no Regional Sul 2 da CNBB, Antônio Kayser, coordenador Regional, e Silvana Spisila, coordenadora Provincial.

Dom Walter Jorge, bispo diocesano, motivando os participantes a ajudarem a Igreja a estar situada com o mundo da comunicação.

Os dois assessores abordaram os fundamentos e a dinâmica de atuação da Pascom nas dioceses, e paróquias, mostrando aos participantes a importância de uma pastoral que aborde a dinâmica comunicacional na Igreja. “A Pascom não é mais uma Pastoral na Igreja, mas é a Pastoral quem tem por vocação integrar as demais Pastorais e Movimentos, proporcionando uma comunhão entre os serviços dentro da comunidade”, explanava Antônio Kayser.

Antônio Kayser, coordenador da Pascom Regional. Atrás, camisetas com a logo da Pascom.

O assessor também comentou que em um contexto onde impera o individualismo na sociedade, que afeta também as comunidades de fé, a Pastoral da Comunicação tem por objetivo realizar a troca de informações na comunidade e fora do contexto eclesial. “Isto está dentro dos 4 eixos da Pastoral da Comunicação: Formação, Espiritualidade, Articulação e Produção. A Pascom não está presa somente à produção de conteúdo midiático, mas quer fazer os fiéis se conhecerem e conhecerem os serviços que cada Pastoral ou Movimento realiza dentro e fora da igreja”, explicou ainda o coordenador Regional.

Silvana Spisila, coordenadora provincial da Pascom, em momento de dinâmica..

Com uma dinâmica de grupo, a coordenadora provincial demonstrou aos participantes a importância de ser ousado e criativo nos serviços de comunicação, não ficando na zona de conforto de uma pastoral apenas de manutenção e reuniões. “Vocês perceberam que nesta simples brincadeira de repassar a caixa para o outro, temos a tendência de repassar o quanto antes, não a segurando nas mãos, por medo de algo. O medo de ousar as vezes faz com que percamos oportunidades de avançar na evangelização e valorizar nossa criatividade no anúncio do Evangelho. Não deixem que o medo paralise vocês”, motivava ela.

A reunião de implantação contou também com a presença de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que destacou a importância da Igreja acompanhar o mundo da comunicação, pois muitos outros grupos acabam tendo espaço mais privilegiado e a Igreja pode ficar para trás. “Vocês podem perceber que nestes sites de busca, muitas vezes outros grupos aparecem primeiro no registro de informações e nós como ficamos? Precisamos sim nos mobilizar e estarmos afinados com este mundo da comunicação que hoje nos envolve e vocês são instrumentos importantíssimos nas suas comunidades para ajudar a Igreja”, exortava Dom Walter Jorge.

Carina Orth, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Porto União – SC.

Da paróquia Nossa Senhora das Vitórias, da cidade de Porto União – SC, cidade gêmea a União da Vitória, mas que pertence à Diocese de Caçador – SC, Carina Orth, membra da Pascom na paróquia, partilhou iniciativas simples, mas importantes que podem ser realizadas. “Temos uma participação expressiva em diversas reuniões e encontros e assim conseguimos ter uma visão ampla dos acontecimentos da paróquia e da diocese”, disse Carina.

O primeiro encontro dos membros da Pascom que teve início às 13h30, em uma das salas da igreja Catedral, em União da Vitória, encerrou às 17h30 com o primeiro passo sendo a organização de uma equipe diocesana interina, contando com 2 participantes de cada Setor da Diocese. “Pensamos na escolha de duas pessoas por Setor, de paróquias diferentes para compor a equipe diocesana, para que em algum evento ou formação haja a presença de ao menos um membro. Queremos assim que o cada Setor esteja sempre inteirado dos acontecimentos. Uma dessas pessoas poderá ficar também como coordenador do seu Setor”, comentou Marcelo de Lara, do Setor de Comunicação da Diocese.

Foto oficial com todos os participantes da reunião de implantação da Pascom na Diocese de União da Vitória. Sala da igreja Catedral.

Com a reunião de implantação, os participantes começam a dar os primeiros passos para a Pascom ser articulada nas paróquias. Agora, eles devem se reunir com o (s) padre(s) de sua paróquia e amadurecer o projeto, além de participarem dos próximos encontros de formação a nível de Diocese e Regional, a serem definidos.

Além da participação de alguns destes membros na Assembleia Diocesana, no dia 06 e 07 de março, a pedido do próprio bispo diocesano, uma próxima reunião no dia 02 e maio está sendo programada para se preparar nas paróquias a celebração do Dia Mundial da Comunicações Sociais, a ser celebrado nas Matrizes e Comunidades, no dia 24 de maio, Festa da Ascensão do Senhor.

Informações. Setor de Comunicação
Fotos: Marcelo S. de Lara