Igreja Católica Apostólica Romana

ECC celebra cinquenta anos presente no Brasil, em missa jubilar na Catedral

"O ECC visa melhorar a qualidade da vivência da família, do ponto de vista cristão, e que a família assuma um papel na Igreja e no mundo".

Reunidos para uma missa de Ação de Graças pelos 50 anos da implantação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) no Brasil, membros deste serviço de evangelização de várias paróquias da Diocese de União da Vitória, se reuniram para uma missa jubilar no dia 29 de fevereiro, na igreja Catedral, em União da Vitória.

Alguns casais do ECC da Diocese, no momento do ofertório, com rosas nas mãos demonstrando gratidão na oferta, pelo dom da fé.

 

A missa presidida pelo padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral e assessor espiritual do ECC, contou com a presença dos assessores diocesanos, o casal Maurício e Vanuza, da paróquia Santa Bárbara, de Bituruna, e também do casal assessor regional, Sebastião Cícero Nunes e Maria Regina Nunes, da cidade de Londrina – PR.

Com seu surgimentos em 1970, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, na grande São Paulo, o serviço do ECC foi motivado na época pelo padre Alfonso Pastore, e tem por finalidade ser um ministério conjugal que trabalha a unidade e a fraternidade dos fiéis paroquianos, possibilitando que cada casal encontre seu lugar eclesial na igreja à qual participa, assumindo serviços nas Pastorais e Movimentos. “O trabalho do ECC é buscar aquele casal afastado, inserir na paróquia, dar uma espiritualidade e depois inserir numa pastoral na comunidade, por isso que ele é um serviço, é temporário. Nós somos exemplos desta função. Eu e minha esposa até 2003 não íamos à igreja, e de lá para cá sentimos a importância de estar presente dentro da comunidade”, testemunhou Cícero, assessor regional.

Áudio Cícero:

 

Da esquerda para a direita: Vanuza e Maurício, coordenadores diocesanos, e, Maria Regina e Sebastião, assessores regionais, junto com o padre Silvano, assessor espiritual.

 

Fazendo parte da coordenação diocesana, o casal Maurício e Vanuza Terezinha Rubbo, completam este ano o terceiro e último ano à frente do ECC na Diocese, e segundo Vanuza, mesmo com os desafios que a evangelização propõe, a experiência na vida de fé traz a recompensa. “Foi difícil mas gratificante. Fortaleceu a nossa fé ainda mais. Nos sentimos mais Igreja do que antes. Mas é um serviço passageiro, agora precisamos migrar para as Pastorais e trabalhar para a Igreja”, partilha Vanuza.

Áudio Vanuza:

Além de inserir os casais na atividade da Igreja, o Encontro de Casais com Cristo promove formação que ajuda os participantes a conhecerem melhor a Igreja por meio de seus Documentos, fortalecendo também o casal na sua vivência conjugal, como explica padre Silvano. “Como o ECC tem três etapas, na primeira etapa os casais despertam para a importância da paróquia e da Igreja; na segunda etapa são despertados para conhecer melhor a Igreja através de seus Documentos, e na terceira etapa para a parte social da Igreja. O ECC visa melhorar a qualidade da vivência da família, do ponto de vista cristão, e que a família assuma um papel na Igreja e no mundo”, disse o assessor espiritual.

Áudio Pe. Silvano:

Padre Silvano ainda comentou da caminhada do ECC na Diocese de União da Vitória que completa 27 anos, e mesmo que em algumas paróquias o serviço teve uma pausa, os casais que dele participaram estão envolvidos na vida da Igreja. “O ECC está presente há 27 anos ,iniciando em Bituruna, hoje presente em onze paróquias atuantes, e mais duas, que mesmo que não estejam ativas, os casais que passaram pelo ECC continuam servindo a Igreja, e se despertaram para este serviço tão importante que é família evangelizando família”, complementou o padre.

Padre Silvano:

A celebração jubilar que teve início às 19h, com a santa missa, continuou sua comemoração no salão da Catedral com um jantar com comidas típicas italianas, regado de cantos italianos por um grupo de músicos de Bituruna e de Santo Antônio do Iratim.

                                                              Momento de Oração, no salão da igreja Catedral, antes do jantar.

 

Ainda este ano, assessores regionais de todo o Brasil irão participar das comemorações em nível nacional, em uma celebração na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo, onde o serviço teve seu início em 1970.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

GALERIA DE FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.