Reflexão de 24.03.2020 com Dom Walter Jorge

Terça-feira, 24 de Março.

“De todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste”. (Sb 11,23-24a)

Reflexão

Deus não criou o mundo e a vida para destruí-los depois. Na verdade, o prazer de Deus é salvar, pois como afirmou a palavra acima, ele ama tudo o que existe. No entanto, Deus trabalha com a colaboração dos seres humanos e espera sua resposta às suas iniciativas de amor. É preciso pagar amor com amor.

Neste tempo de provações, voltemos nossos corações ao Deus-amor revelado por Jesus Cristo, e o amemos, e amemos também tudo o que ele fez. É tempo de rever projetos, opções, horizontes e escolhas. Deus estará sempre pronto a nos acolher e ser parceiro da humanidade nos projetos voltados para o bem, a justiça e a paz.

Sugestão do dia

Quero aqui citar, para a meditação, uma palavra do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 6 – A Alegria do Evangelho): “Compreendo as pessoas que se dobram à tristeza por causa das graves dificuldades que têm de suportar, mas aos poucos é preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar, como uma secreta mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias”.

Oração

Senhor nosso Deus, que nos comunicais aquela alegria que ninguém e nem nada nos pode roubar, a alegria do Evangelho, concedei-nos a graça de viver em constante parceria com o teu projeto para este nosso mundo, colaborando para que todos possam experimentar a vida plena que vem de vós. Amém!

Em Áudio:

Dom Walter Jorge Pinto