Seminaristas recebem Admissão às Ordens Sacras

No dia 14 de março, da capela do Seminário Diocesano, de União da Vitória, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, conferiu aos seminaristas da Teologia Daniel da Rosa, seminarista diocesano, e ao Frei Klaubio dos Santíssimos Corações, Franciscano, a Admissão as Ordens Sacras.

À esquerda, seminarista Daniel da Rosa, natural da cidade de Rebouças. No lado direito, seminarista Klaubio, Frade Franciscano,

O rito oficializa o pedido dos candidatos a receber o Sacramento da Ordem. Na pessoa do Bispo, a Igreja acolhe o pedido e o desejo daqueles que pretendem se consagrar no Ministério Sacerdotal. Conferido no período do 2º ano da Teologia, a celebração configura o primeiro passo oficial do discernimento vocacional. “Nesta etapa do processo formativo, recebendo a Admissão, o candidato Admitido às Ordens Sacras, deve viver seu discernimento de maneira mais acentuada, e cultivar a sua vocação com mais afinco”, exortou o Bispo aos dois seminaristas.

Um dos momentos do Rito de Admissão, o candidato é revestido da Túnica, ou Veste Talar, para realizar os serviços do Altar. O cíngulo, espécie de cordão amarrado acima da cintura tem sentido de mostrar prontidão para o trabalho.

Consciente de que o discernimento vocacional é eclesial, onde o candidato manifesta seu desejo juntamente com a Igreja, seus formadores, Bispo, reitor, diretor espiritual e estudos, além do testemunho do povo de Deus, Daniel Rosa sente nesse passo uma confirmação mais clara do que deseja para sua vida.

“É um momento muito importante para o meu discernimento vocacional, o chamado de Deus vai se tornando mais claro, e a vontade Divina vai prevalecendo. Nisto se manifesta o carinho de Deus. Estou muito feliz. E agora cultivarei minha vocação com mais fervor”, testemunhou ele.

Até o final do curso de Teologia, os seminaristas ainda devem receber os Ministérios de Leitor e Acólito, antes de serem ordenados Diáconos e padre.

Setor de Comunicação