Igreja Católica Apostólica Romana

Sagrado Coração de Jesus Padroeiro da Diocese é homenageado com celebrações e canções

"Hoje é a festa do amor que desconcerta nosso modo de viver tão pouco amoroso ou nossas caricaturas do amor..."

Padroeiro da Diocese de União da Vitória, o Sagrado Coração de Jesus foi celebrado com fervor nesta sexta-feira, 19 de junho, com celebrações de missas, homenagens, devoções e muita música, com transmissão ao vivo.

Local para homenagens ao Sagrado Coração. Um cartaz indicava a restrição de tocar a imagem com as mãos, evitando o contágio do Novo Coronavírus.

 

Na igreja Catedral, em União da Vitória, além do novenário realizado todas as noites, em preparação ao dia do padroeiro, uma missa foi celebrada às 10h, pelo padre Silvano Surmacz, pároco, e transmitida pelas redes sociais da Matriz, e outra às 19h, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Silvano e padre Aquiles.

Devido a Pandemia, cadeiras tomaram o lugar dos bancos na igreja. Contudo a fé no padroeiro uniu os corações em sua homenagem.

 

Dom Walter Jorge em sua homilia conduziu os fiéis a refletirem sobre o amor de Deus, simbolizado no ‘Coração de Jesus’. “Hoje é a festa do amor que desconcerta nosso modo de viver tão pouco amoroso ou nossas caricaturas do amor, projetando-nos para aquele seguimento de Jesus, que ensina a amar verdadeiramente, do modo libertador para nós e para quem recebe o nosso amor, que não fere o mundo, que não escraviza, que não cansa, que é, enfim, amor”, dizia Dom Walter.

Recordando que o Coração de Jesus foi ferido na Cruz, traspassado pela lança do soldado, Dom Walter Jorge, enfatizou que o amor em nós também precisa ferir, mas é um ferimento que produz benefício para que os corações humanos possam se curar de algumas durezas. “Em nós, o amor precisa também ferir, mas para curar das durezas, para fazer deixar sair toda inflamação produzida pelas atitudes do não-amor ou das pseudo-formas de amor, que só fizeram deformá-lo”.

Para ler a Homilia na íntegra –  CLICK AQUI
Dom Walter Jorge, bispo diocesano, em momento da homilia. (Foto – Marcelo S. de Lara – Comunicação da Diocese).

 

Ao final da celebração, dom Walter Jorge fez junto com os fiéis presentes uma oração de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, que pode ser ouvida no player abaixo.

Oração com Dom Walter Jorge:

 

A celebração que contou com a presença de alguns fiéis ocupando cadeiras, com distanciamento de cerca de 2 metros uma da outra, além do uso de máscaras, pôde chegar a um número maior de pessoas pela transmissão ao vivo no facebook da Catedral , e também pela Rádio Educadora Uniguaçu 101.9.

Um colorido maior às celebrações do padroeiro na Catedral, se deu com uma Live após a missa. O evento transmitido ao vivo às 20h30 contou com mensagens, orações e canções católicas em honra ao Sagrado Coração. O espaço foi organizado pela empresa Walderis Noivas e Eventos, que produziu a ornamentação e a transmissão do evento pelas redes sociais da Catedral.

Em tempos onde a Pandemia do Novo Coronavírus impediu que a comunidade externasse os afetos de modo físico nas homenagens, músicos, que também auxiliam nas celebrações litúrgicas na igreja, se apresentaram trazendo canções que marcaram o dia do padroeiro e embalaram os corações que vibravam pela fé. 

Leia sobre a LiveCLICK AQUI
No salão da Catedral um espaço especial preparado para a Live, com canções para homenagear o padroeiro, coroou a noite celebrativa. (Foto Karine Livian – Produçaõ do Espaço – Walderis Noivas e Eventos).

 

Ainda na sexta-feira, Dom Walter Jorge, bispo diocesano fez uma visita à Rádio Educadora Uniguaçu FM, em União da Vitória que é mantida pela Fundação Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, o bispo diocesano fez uma bênção à Emissora, que contou com a presença de diretores, jornalistas e apresentadores. “Que esta bênção anime os trabalhos desta nossa emissora e que nossa parceria com a Universidade Uniguaçu, possa ser frutuosa neste anos, levando formação e conteúdo de qualidade para as pessoas”, motivou o bispo.

Ainda Dom Walter Jorge participou do programa Encontro com a Verdade, ao meio dia, junto com o padre Marcelo Antônio Rosa, que realiza o programa nas sextas-feiras, e é Diretor Executivo da Fundação.

Da esquerda para a direita: Luciano Muraro (Diretor); Karine Livian (Jornalista); Dom Walter Jorge (bispo diocesano); padre Marcelo Rosa (Diretor da Fundação); Ivan (Apresentador).

 

Na cidades de Rio Azul e Cruz Machado, onde as paróquias têm também o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro, as celebrações foram presididas apenas pelos padres e um grupo da equipe de liturgia, devido a restrições às celebrações, colocadas pelo governo do município. “Aqui a missa foi às 8h da manhã, mas sem a participação de fiéis, devido ao decreto municipal que não permite. Pudemos participar da bênção dos carros apenas”, comenta Rita, secretária paroquial na Matriz, em Rio Azul.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus, na Matriz da cidade de Rio Azul. (Imagem – Arquivo da Pascom).

 

Padre Anderson Spegiorin, pároco na cidade de Cruz Machado, disse que celebrou a missa sozinho. “Celebrava antes com as freiras, agora rezo sozinho. A igreja deve permanecer fechada até o final de junho, assim como os clubes, academias. O Decreto Municipal colocou multa para quem desrespeitar”, disse o padre.

Matriz Sagrado Coração de Jesus na cidade de Cruz Machado. (Imagem arquivo da Pascom).

 

Os vídeos da transmissão da Missa e da Live na igreja Catedral, de União da Vitória, podem ser acessados clicando nos títulos abaixo.

VÍDEO DA LIVE

VÍDEO DA MISSA

———————————-

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação – Diocese de União da Vitória
Fotos Celebração: Marcelo S. de Lara
Fotos da Live: Karine Livian
Transmissões: Equipe Walderis Noivas e Eventos – Wagner Bohn.

Imagens das celebrações na Catedral
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.