Visando compreender a atual situação da juventude na Diocese de União da Vitória e seus anseios para os próximos anos, o Setor Jovem da Diocese realizou no domingo, 07 de fevereiro, na Capela do Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, a 1ª Assembleia Jovem.

Seguindo os protocolos de saúde, com o uso de máscara, álcool em Gel e distanciamento social, 41 jovens, representando algumas paróquias da Diocese participaram de momentos de partilha, formação e animação.
Ajudando os jovens a compreenderem o real objetivo da coordenação a nível diocesano, padre Ronaldo, assessor da juventude na Diocese, explicou a função do Setor Jovem, que é promover momentos de partilha e interação entre toda a juventude diocesana. O padre assessor também deu uma formação falando sobre a importância da união entre Carismas e Movimentos.
Também se fez presente na Assembleia o padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese que ressaltou a importância dos jovens na divulgação e realização do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que tem como prioridade a Família. “Vocês estão recebendo em primeira mão o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que irá guiar nossas ações e atividades durante os próximos quatro anos. Conto com cada um de vocês e com todos os jovens da Diocese para a realização desse Plano! ”, ressaltou o padre, antes de entregar um exemplar do PDAE à cada jovens.

Os representantes de alguns Movimentos Jovens também tiveram um momento para falar das atividades realizadas e também sobre o Carisma de cada um. Rodrigo Weretyski, coordenador do Setor Jovem falou sobre a união entre a juventude. “Não temos mais espaço para disputas entre Movimentos e Carismas, estamos todos juntos, mesmo tendo Carismas diferentes. Caminhando juntos chegaremos mais longe!”, finalizou ele.

Anunciando o calendário anual, o Setor Jovem manteve o tradicional evento “Vibração Jovem” que acontece todos os anos, e que em 2020 foi realizado por meio de uma Live; outros encontros como o “SAVES”, para menores de idade; a “Jornada Jovem”, para maiores de 18 anos, além das formações por Setores que acontecerão no decorrer do ano.
Momento particular aos participantes foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, alimentando a vida de fé e comunhão com Deus, no diálogo com Jesus na Eucaristia, conduzido pelo padre João Henrique Lunkes, que a partir deste ano fará parte da Equipe Formativa do Seminário Diocesano.
Texto e Fotos: Agatha Przybysz
Setor Jovem da Diocese
GALERIA DE FOTOS