A Diocese de União da Vitória celebrou com júbilo o dia 16 de outubro, ganhando para seu presbitério um novo sacerdote. Não foi diferente também para a comunidade da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro, a qual oferece à Deus seu primeiro sacerdote.

O momento veio sendo esperado e preparado há tempo pela comunidade, como expressou o atual pároco, padre João Ari Schulz, que também falou do tríduo preparatório e da alegria em preparar a ordenação de um padre para a paróquia.

Áudio do Pároco, Pe. João Ari.
“É com grande alegria que a paróquia Nossa Senhora das Graças e São José oferece para a Diocese um sacerdote do rito latino. Nessa alegria que celebramos a semana de preparação e o dia de preparação. Uma alegria também em ter acompanhado ele no seu discernimento vocacional e fazer esta ponte integrando-o agora dentro do presbitério de nossa diocese. Assim como para nós alguém organizou e preparou nossa ordenação é uma alegria ajudar a preparar, tendo todo o cuidado, todo o carinho para com aqueles que se colocam à serviço dentro do Ministério na Igreja”, partilhou o pároco.
A Missa de Ordenação do novo sacerdote teve início às 10h, na matriz Nossa Senhora das Graças e São José, em General Carneiro. O contexto ainda de Pandemia da Covid – 19, não permitiu a igreja cheia como se esperava, mas os fiéis que não puderam estar presentes acompanharam a celebração que foi transmitida pelas Redes Sociais da Diocese.
Presencialmente estavam membros do clero da Diocese, seminaristas, irmãs religiosas, um dos padres do Rito Ucraniano Católico, natural também de General Carneiro, amigos mais próximos e os familiares do neo sacerdote.

Emocionada, Rosicler Shoma, mãe do padre Alisson, falou ao Site da Diocese de União da Vitória que percebia em seu filho um gosto pelas coisas da Igreja desde criança e partilhou um fato que para ela sempre marcou. “Nós somos uma família abençoada por ter esse Dom. Ele sempre foi um filho maravilhoso. Desde pequeno acho que ele já teve esse Dom. Quando ele era pequeno a minha mãe deu a ele uma latinha na qual ele pôs um rosário dentro. Ele dormia e acordava com aquela latinha. E Graças a Deus, Deus encaminhou ele para ser padre”, testemunhou a mãe.
Áudio da Mãe do Padre – Rosicler.

Adão Eloir de Moura, pai do novo sacerdote partilhou também sua alegria em ver seu filho se doar à Igreja. Para ele, mesmo o filho atuando em uma paróquia distante, terá no coração e nas orações o apoio deles. “Para nós é uma honra ter ele como filho e acolhido pela Igreja ainda. Nós vamos sempre estarmos juntos por perto dando aquele apoio para ele”, comentou o pai.
Áudio do Pai do Padre: Adão Eloir

Além dos pais, as irmãs Greicy Naiara de Moura e Kemeron Taynara de Moura, com sobrinho, avó e demais familiares estiveram presentes na celebração. Alegre por todo o apoio e carinho recebido por quem esteve ao seu lado na caminhada vocacional e partilhando a alegria do dia de sua ordenação, padre Alisson estendeu seus agradecimentos ao final da celebração.
Áudio do Padre Alisson.
Minutos antes do início da celebração, em entrevista ao Site da Diocese, ainda como Diácono, Alisson Marlon falou do passo dado que marca sua vida. O momento segundo ele é de imensa alegria depois de passar por tanto tempo de formação, além de agora poder agir no mundo auxiliando as pessoas como sacerdote. “É uma alegria, um sonho tão esperado, o qual a cada dia vamos dando o sim e contando com a Graça de Deus nessa missão tão bonita que nós somos chamados para doar a vida a Deus, à Igreja, e à cada pessoa que Deus coloca em nossa vida”, disse ele.

Citando o Lema de sua ordenação, falou ainda da importância de confiar-se em Deus, para que como padre, possa melhor exercer seu Ministério. “Como diz o próprio Jesus: ‘Sem Mim, nada podeis fazer’. Assim, sem Ele nada somos e nada podemos fazer. Padre é ser a presença de Deus no meio de seu povo; levar Sua Palavra, mas também estar ali celebrando a fé; consolar aqueles que necessitam; visitar as pessoas que precisam da Palavra, da presença do Senhor. Trago muito isso para minha vida”, comentou ele, se preparando para o início da celebração.
Áudio do Padre Alisson.

Momentos antes do Rito de Ordenação, Dom Walter Jorge Pinto, bispo diocesano, presidente e ordenante na celebração, lembrou ao candidato a importância do padre viver um espírito de unidade na Diocese. Citando o Sínodo convocado pelo Papa Francisco para 2023, que tem como tema a Sinodalidade, o bispo pediu empenho ao novo padre em caminhar unido com toda a Igreja. “Não tenha medo de contribuir com seus dons nessa Sinodalidade. Acredite na Sinodalidade; o Espírito fala por ela. Ame a Diocese de União da Vitória no espírito de diocesaneidade, não reduzindo seu Ministério somente à sua paróquia. Ofereça seus dons e talentos. Importe-se com a Igreja Particular e ajude o povo amar a Diocese”, exortava o bispo.
Áudio Dom Walter Jorge.
Uma das palavras de Dom Walter Jorge no início de sua fala foi dirigida aos pais do novo padre, partilhando com eles a alegria do chamado que Deus fez ao Alisson, para Servi-lo. “Hoje é o dia dessa entrega tão bonita que vocês fazem do filho, da família de vocês ao Ministério. Então é uma alegria partilhar com vocês esse chamado tão bonito que Deus fez na Casa de vocês. Alegrem-se”, disse dom Walter Jorge, aos pais Adão e Rosicler.
Áudio Dom Walter Jorge.
Ao final da celebração, os convidados foram recepcionados no salão paroquial da igreja para um almoço, organizado por lideranças leigas da paróquia.
REVEJA ABAIXO A CELEBRAÇÃO:
Primeiras Missas:
No dia seguinte, domingo, 17 de outubro, o novo padre celebrou sua primeira missa na sua comunidade de origem, igreja na qual foi ordenado. A celebração se deu às 8h30 e contou com a presença do pároco, padre João Ari, padres e seminaristas do Seminário Diocesano; padre do Rito Ucraniano Católico e outros padres amigos do neo sacerdote.

Ainda no mesmo dia, padre Alisson presidiu a missa das 19h na matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, onde vinha atuando como Diácono. A celebração muito esperada pelos fiéis da paróquia também contou com a presença dos padres do Seminário, seminaristas, e alguns padres de paróquias do Setor São Mateus.

Padre Alisson permanecerá atuando na paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, como vigário paroquial, junto com o pároco, padre José Carlos. Ainda nesta semana, agora como sacerdote, padre Alisson inicia seu Ministério participando também com todo o clero da Diocese, do ‘Retiro do Clero’, de 18 a 21 de outubro, pregado por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina.

Entre suas atribuições na Diocese, padre Alisson segue na assessoria da Pastoral Litúrgica.
Matéria e Fotos: Marcelo S. de Lara e Agatha Przybysz
Setor de Comunicação da Diocese e Pascom Diocesana
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS