Membros da Pastoral da Comunicação tiveram mais uma formação na noite de terça-feira, 16 de novembro, de modo online, pela plataforma Zoom.
A formação aos pasconeiros foi desta vez com o Jornalista e Professor Universitário Renan Colombo, da cidade de Curitiba – PR, que trabalhou o tema: Produzir além das mídias: onde queremos chegar com a nossa produção? A quem queremos atingir? A Formação visou ajudar os pasconeiros a pensarem os conteúdos publicados indo além da ferramenta, mas ajudando as pessoas, fazendo a comunicação ser sempre mais humana.

A formação que teve início às 20h, indo até as 21h30, envolveu pasconeiros de todo o Brasil. A Diocese de União da Vitória marcou também presença com seus pasconeiros.
Professor Renan iniciou sua colocação falando sobre como a internet está presente no mundo das pessoas e que cada vez mais ela vai tomar conta da vida delas. “Ainda que alguns tenham uma visão pessimista sobre isto, não podemos fugir. Se para ir à praia, antes precisávamos levar dinheiro em espécie, hoje você tendo celular e acesso à internet você paga e compra coisas usando o Pix, que muitos vendedores estão usando”, exemplificou o Professor.
Citando o Papa Francisco, professor Renan ainda disse que a internet terá seu papel positivo ou negativo dependendo dos usos que fazemos dela. “O Papa diz que a internet é um dom de Deus, porque pode favorecer e promover encontro entre as pessoas e gerar solidariedade. Vai depender do uso que fazemos dela” motivou ele.
Para animar os comunicadores, o professor sugeriu que quando pensamos sobre Redes Sociais, não devemos pensar apenas sobre tecnologia, mas sobre pessoas. E para ajudar a pensar em caminhos de ação para o bom uso da internet pela Igreja, ele citou 5 estratégias do uso das Redes Sociais.

1 – Conectar-se a Dores: criar conteúdo que ajude as pessoas a diminuírem ou amenizarem quaisquer dores que sintam, ou passem.
2- Conectar-se às Paixões de seu público: Alimentar coisas que o seu público segue e gosta de curtir.
3- Conectar-se a valores: Explorar os valores que o público defende.
4- Gerar conhecimento: Criar conteúdo na internet que ajude a promover conhecimento da fé, informações sobre os Documentos da Igreja e sua doutrina.
5 – Criar conteúdo divertidos: Publicações que anime as pessoas; que promova alegria e descontração de modo sadio e positivo.
Ao final das colocações, o professor tirou dúvidas dos participantes, entre elas o tempo dos vídeos para o Instagram, o uso da ferramenta Tik Tok para a Pascom, e como gerar artes visuais que encantem mais as pessoas, buscando no possível usar imagens de pessoas e artes menos poluídas de informação.
Ao final da reunião Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom anunciou o lançamento do subsídio para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2022, que será lançado em fevereiro, e as datas do Encontro Nacional da Pascom, marcadas para os dias 22,23 e 24 de julho do próximo ano.

O Coordenador encerrou a Formação unindo todos em oração com uma Ave-Maria, pedindo a intercessão de Nossa Senhora por todos os trabalhos e desafios enfrentados pelos pasconeiros.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR