No dia 12 de março, estiveram reunidas na Casa de Formação, em União da Vitória, cerca de 30 pessoas indicadas por 23 das 25 paróquias da Diocese para compor a Equipe Diocesana da Animação Bíblica da Pastoral. O grupo foi composto por leigos e leigas, um seminarista diocesano, um diácono permanente, dois candidatos ao diaconato permanente, e pelo padre Mauro, da Paróquia S. João Batista, de S. João do Triunfo.

O Encontro teve a abertura feita pelo padre João Francisco, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, que abriu o espaço falando do Pilar da Palavra, que está sendo vivido pela Diocese neste ano, como um dos Pilares do Plano Diocesano.
A formação do encontro foi conduzida pelo padre Joviano José Salvatti, da Paróquia S. Antônio, do Distrito de S. Antônio do Iratim – Bituruna, e assessor da Animação Bíblica da Pastoral na Diocese. Padre Joviano começou o encontro com uma “Leitura Orante da Palavra de Deus.
Durante a manhã, o assessor trabalhou a proposta da Animação Bíblica da Pastoral, a partir do documento de estudos da CNBB – Nº 114: “A Animação Bíblica da Pastoral não se trata de mais uma pastoral com mais estruturas e atividades, mas sim, ela quer ser um instrumento de incentivo para proporcionar às diversas forças evangelizadoras (bispos, padres, diáconos, religiosos[as], leigos[as]) um verdadeiro encontro com a Pessoa de Jesus Cristo por meio da Palavra de Deus, e que este encontro coloque alma, ânimo, em todas as atividades de evangelização já existentes na vida eclesial”, comentou padre, citando o Documento.

O encontro estabeleceu alguns encaminhamentos práticos para a Equipe Diocesana da ABP:
- Os indicados pelas paróquias para compor a equipe deverão agora iniciar conversas com seus párocos e/ou administradores paroquiais para serem inseridos nos CPAEs, a fim de motivarem a constituição de pequenas equipes paroquias da ABP.
- A continuidade do estudo do documento 114 e da formação sobre a ABP serão realizados alternando-se entre presenciais e online com a equipe diocesana. Depois, a equipe fará a formação por setores com as equipes paroquias da ABP.
- O principal meio para que a que a ABP cumpra a sua função de proporcionar o encontro das pessoas com Cristo por meio da Palavra, será a Lectio Divina, Leitura Orante da Palavra de Deus, que irá ser melhor ensinada e difundida em toda a Diocese. Um material explicativo em formato de folder está sendo elaborado para se distribuir em toda a Diocese.
Publicação: Setor de Comunicação
Informações e Fotos: ABP.