Mais de vinte secretárias paroquiais e um secretário, junto com funcionárias da Cúria Diocesana, participaram de um dia de encontro e formação, no sábado, 03 de novembro.

Reunidos na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, ao “pé” do Morro do Cristo, os participantes tiveram momentos de celebração, espiritualidade, formação e espaços de convivência.

Ainda durante a manhã, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e concelebrada pelo padre Evaldo Karpinski, ecônomo da Diocese, padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese, e pelo, secretário executivo da CNBB, do Regional Sul 2, de Curitiba. Na celebração esteve também o seminarista Maurício.
Padre Valdecir Badzinski foi o convidado para oferecer aos participantes um espaço formativo, abordando o tema: “Deus habita no humano integrado”.
Dentro da temática, o padre falou da importância do trabalho dos funcionários nas secretarias paroquiais, mostrando que o trabalho deles também é uma evangelização, um trabalho missionário, pelo modo como trabalham, vivem suas vidas e dão testemunhos de fé. “Uma das características originárias da Igreja é que ela é construída de forma permanente; ela é feita a muitas mãos. E aqui neste dia, trabalhando especificamente com secretário e secretárias de paróquias, e escritórios, sabemos que pelas mãos deles, pelo conhecimento, pela força de trabalho, a Igreja está sendo construída de uma forma missionária, sinodal, zelosa. Os funcionários apesar de terem relação trabalhista, são missionários da Igreja, mostram o rosto de Jesus através de suas vidas, seu jeito de ser e também de sua fé”, comentou o padre, Secretário do Regional.

Completando em fevereiro de 2023, 22 anos de secretaria paroquial, Juliana Pinkoski, secretária da paróquia Nossa Senhora do Rosário, Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul, testemunhou a alegria pela participação no encontro, sentindo a valorização da Diocese pelo trabalho que realiza. “Entrei trabalhar na paróquia no dia 05 de fevereiro de 2001. Descobri que eu e a Lia, secretária da Cúria somos as que temos mais tempo de trabalho como secretárias. O Encontro de hoje foi um dia de muito aprendizado para nós de reconhecimento do nosso trabalho. Foi um encontro diferente, divertido, e com certeza, enriquecendo ainda mais o nosso trabalho à frente da Igreja”, partilhou Juliana.

“O padre Valdecir foi muito feliz no tema que nos apresentou, e a Missa que participamos também, antes do almoço, foi uma bênção”, completou a secretária do Santuário.
Sendo a mais nova funcionária do escritório da Cúria Diocesana, trabalhando no Setor Contábil, mas há tempo envolvida na catequese paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, Dilmarise Aparecida Limas de Souza, também participou do encontro e comentou que a formação do padre Valdecir lhe deu uma nova visão dentro do trabalho que exerce na Igreja. “Gostei muito da formação. Embora eu não esteja envolvida com secretaria e atendimento ao público, os assuntos que o padre Valdecir abordou foram de grande valia para o meu crescimento espiritual e irão contribuir muito no meu trabalho e na convivência com os colegas. Ele tratou de tópicos os quais dentro da minha profissão nunca tinha parado para pensar. Com certeza essa formação mudou muitas coisas no meu modo de pensar e agir. Vou levar isso para a vida. Parabéns aos organizadores”, agradeceu Dilma, como é conhecida por alguns.

Além do espaço de convivência, formação e um dia de espiritualidade, os participantes receberam também alguns presentes como lembrança pela dedicação no trabalho. No cartão de lembrança a homenagem dizia: “Querida (o) Secretária (o), você é peça fundamental na aproximação entre fiéis e a Igreja. É o braço direito do padre. Não se trata de uma simples profissão, mas uma verdadeira vocação. Obrigado pelo seu sim diário na caminhada de nossa Igreja Diocesana. Que Deus lhe proteja sempre”.
Produção: Setor de Comunicação
OUTRAS IMAGENS