Paróquia São Judas Tadeu

Domingos: 9h, 17h.

Pe. Emílio Bortolini Neto

Pároco: Pe. Emílio Bortolini

Curso de Pais e Padrinhos: Todo último sábado do mês.

Batizados,  Primeira Eucaristia e Crismas: Consulte a paróquia para mais informações.

Aos 27 de fevereiro de 1985, Pe. Aquiles Ramos Berton, administrador da paróquia Nossa Senhora de Fátima fazia a abertura de um “Livro de Ouro” da campanha para a aquisição do terreno para construção de uma capela em honra a São Judas Tadeu. O pároco, diga-se, naquele período estava em Roma para estudos visando o magistério no Seminário diocesano Rainha das Missões, ausentando-se da paróquia desde 1983, após a grande enchente do Rio Iguaçu.

A comissão composta para conseguir os recursos tinha entre outros,  Benito Perizolo, lrineu Braum, Odilo Schmitt, Pedro Berejuk, Jacob Klein. Este foi o começo da vida de uma nova paróquia. Ao retornar de Roma, o pároco, Pe. Abel, reassumiu a direção da Paróquia, tendo já sido adquirido o terreno de Tecla Kawalkiewicz, era necessário dar andamento ao projeto.

Com o CPP e a CAF da Paróquia Nossa Senhora do Fátima e mais a comissão provisória da futura capela, fez- o estudo de como proceder em vista do início das obras, ou, de como conseguir recursos para dar início às obras. Rifas, festas, jantares, solicitação de doações os paroquianos, às famllias, aos empresários, tudo foi cogitado, e tudo isso acabou acontecendo.

Em 1990 já havia o projeto da obra. Uma vez aprovado pelo Bispo Dom Walter, e com alguns recursos recolhidos, fez-se a fundação do prédio. Um tempo para recuperar as economias e mais umas obras: levantar colunas, as paredes, preparar para a laje. Mais um pouco de fôlego e outro avanço: o segundo pavimento. Assim, em passos lentos, porém firmes, o telhado ficou pronto.

Nesse período era celebrada a missa uma vez por mês, no desconforto da construção e no meio de materiais de todo tipo, para os vizinhos da nova capela.
Depois os vitrais, o piso, a parte elétrica, o forro… as cadeiras, o altar, o sacrário, a cruz… e sobretudo a coragem e a dedicação dos devotos e paroquianos. Aos 27 de dezembro de 2001, o decreto do Bispo Dom Walter criava, para alegria de todos, a Paróquia de São Judas Tadeu. A capela teve uma curta existência: logo tornou-se paróquia. Foi instalada no dia 30 de dezembro de 2001, sendo nomeado pároco o Pe. Abel Zastawny, que até então tinha trabalhado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A Casa Paroquial, evidentemente, tinha sido iniciada e ainda não estava em condições de uso, razão pela qual o pároco continuava residindo na antiga paróquia. Hoje a paróquia procura dar o atendimento que a comunidade espera e tem direito de receber, procurando implantar todas as frentes de trabalho, as pastorais que a orientação diocesana aponta como necessárias.