Paróquia São Judas Tadeu acolhe 1ª ‘Reunião do Clero’ com o novo bispo

Dom Walter Jorge coordenando a primeira Reunião do Clero na Diocese.

Nesta quinta-feira, 30, Dom Walter Jorge Pinto, novo bispo diocesano, teve o primeiro encontro com todo o clero da Diocese de União da Vitória.

Padres e diáconos se reuniram na paróquia São Judas Tadeu, em União da Vitória, para a Reunião do Clero, que teve início às 8h30, encerrando às 16h.

O primeiro momento da reunião se deu com a Oração das Laudes (Oração da Manhã), dentro da igreja, rezada por padres, diáconos, coordenadoras da catequese e o bispo diocesano.

Entre os assuntos da Pauta estavam: Uma fala de Dom Walter Jorge sobre a Assembleia dos Bispos, na qual participou entre os dias 01 a 10 de maio, e uma distribuição do clero em grupos para que apresentassem ao bispo a situação de questões de evangelização, econômica e social da diocese.

Padres e Diáconos na matriz São Judas Tadeu no momento da reunião.

Ao partilhar uma exposição sobre o panorama Mundial apresentado por uma pesquisadora, na Assembleia dos Bispos, em Aparecida, o novo bispo diocesano comentou com os padres que segundo a pesquisadora, existe no mundo um avanço muito grande na financeirização, o que dispensa a produção.

O dinheiro produz dinheiro por si mesmo, o que vai trazer consequências muito grave para nós. Nós estamos no período de transição da era analógica para a era digital o que afeta a indústria, o trabalho e as relações sociais”, partilhou ele.

Áudio Dom Walter Jorge.

Outra ideia da doutora, citada por Dom Walter Jorge, foi sobre a mudança de época e de mentalidade, pois o “tempo velho” ainda não morreu e o “novo” ainda não nasceu, lembrando que vivemos uma crise. “Nós estamos em uma etapa tão estranha de transição que estamos completamente perdidos. Até para fazer uma análise de conjuntura é difícil. A Igreja está também nesse tempo. Sabemos que está nascendo algo novo, mas não sabemos direito o que é”, disse o bispo.

Áudio Dom Walter Jorge.

A pauta da Reunião contemplou também a Visita Ad Límina em 2020, onde a cada cinco anos, os bispos fazem um encontro com o papa no Vaticano apresentando um relatório das situações das Diocese. Dom Walter Jorge sugeriu na reunião que fosse montada uma equipe para a elaboração desse relatório.

Ainda entre outros assuntos abordados estavam o encontro que o novo bispo deseja fazer com os padres novos, com até cinco anos de ordenação, e também um encontro com os diáconos permanentes.

Coordenadoras Paroquiais da Catequese, em momento de espiritualidade.

Em toda reunião do clero, enquanto acontece a reunião dos padres e diáconos com o bispo, também as coordenadoras paroquiais da catequese se fazem presentes, reunindo-se em uma sala à parte, com o coordenador diocesano, para estudos e avaliação da caminhada catequética na Diocese.

Segundo Célio Reginaldo Calikoski, esta reunião teve como objetivo três assuntos principais: O Estudo da Iniciação à Vida Cristã; a Reunião das Coordenadoras Paroquiais com a Coordenadora Regional, em julho; e também um encontro formativo sobre a Mistagogia do Catequista, no mês de setembro. “Distribuímos elas em grupos neste momento para um estudo sobre a Iniciação à Vida Cristã, e na sequência, elas farão uma dinâmica sobre o assunto”, comentou o coordenador.

No período da tarde, Dom Walter Jorge deixou um espaço para que membros do clero pudessem indicar nomes para o cargo de Vigário Geral da Diocese, Equipe de Formação do Seminário e Coordenação de Pastoral.

Texto: Marcelo de Lara
Setor de Comunicação