Dom Geremias, arcebispo de Londrina, receberá a Imposição do Pálio em setembro

Dom Geremias Steinmetz. Imagem Divulgação – Paróquia São Vicente de Paulo.

No dia 09 de setembro, o Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Aniello, embaixador da Santa Sé no Brasil, fará a Imposição do Pálio ao arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz. A cerimônia solene que promete contar com a presença de fiéis de toda a diocese,  autoridades religiosas e civis, acontece às 9h, na Catedral de Londrina.

Ao assumir a Arquidiocese de Londrina, tomando posse no dia 12 de agosto de 2017, dom Geremias passou a ser o bispo metropolita da Província Eclesiástica de Londrina, que engloba a Arquidiocese de Londrina e as Dioceses de Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Pálio dos Arcebispos. (Imagem Ilustrativa)

O Pálio
O Pálio que Dom Geremias receberá é uma das insígnias dos arcebispos, consiste em uma tira de lã branca, uma espécie de colarinho, com seis cruzes negras que simboliza a comunhão do arcebispo com o Papa, sucessor do apóstolo Pedro. Os pálios são usados pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.

A Confecção do Pálio
A confecção do Pálio começa no dia 21 de janeiro, dia de Santa Inês, quando o Papa abençoa a lã de duas ovelhas. Desta lã, as monjas beneditinas do mosteiro de Santa Cecília tecem os Pálios para os metropolitas nomeados naquele ano.

Entrega e imposição
O Pálio é entregue aos arcebispos metropolitas pelo Papa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada em 29 de junho, aos arcebispos nomeados naquele ano. De volta ao seu país, o arcebispo recebe a imposição do Pálio pelo embaixador da Santa Sé, o Núncio Apostólico, na sua diocese.

Serviços:

Solenidade de Imposição do Pálio a dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina
Local: Catedral Metropolitana de Londrina
Data/horário: 9 de setembro (domingo) às 9 horas