Vem aí o 4º Encontrão Diocesano das Capelinhas Vocacionais

Está programado para o dia 30 de setembro, na paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, o 4º Encontrão Diocesano com as Zeladoras(es) das Capelinhas Vocacionais. A programação começará com a Santa Missa na Matriz às 8h30 seguida com palestras e atividades durante todo o dia, estando incluída uma visita ao Seminário Diocesano.

Capelinhas de várias comunidades da Diocese, no Encontrão de 2016, no Rocio, em União da Vitória.

Os Encontros que acontecem desde 2015 tem o objetivo de valorizar o Movimento das Capelinas na Diocese, destacando o trabalho de leigos e leigas que auxiliam na promoção vocacional por meio da oração com a capelinha, pela ajuda financeira e com mantimentos, adquiridos para o Seminário Diocesano, por meio de campanhas nas matrizes e comunidades.

Ao final de cada ‘Encontrão’ é sorteada a paróquia que no próximo ano irá sediar o evento.

SITUANDO:

A primeira paróquia que teve a iniciativa, por meio da coordenadora paroquial Salette Biazus, e do seu pároco, na época padre Evaldo Karpinski, hoje reitor do Seminário, foi a paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas. Em 2016 o evento aconteceu na paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, e em 2017 a paróquia Santa Bárbara, de Bituruna foi a anfitriã. Na ocasião do 1º Encontrão foi confeccionada a Capelinha de Nossa Senhora Rainha das Missões, que sendo padroeira do Seminário Diocesano, iria ficar na paróquia sorteada para sediar o evento, durante todo o ano.

Zeladoras no Encontrão de 2016, em União da Vitória. No canto direito, padre Evaldo, atual reitor do Seminário Diocesano.

Essa preocupação de uma formação e uma caminhada conjunta com o Movimento já era algo previsto nas Diretrizes do Movimento das Capelinhas, de 1996, elaborado na época por Dom Walter, hoje bispo emérito, quando mencionava de uma formação à membros do Movimento, aberto à todas as paróquias.

O SEMINÁRIO:

O Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, fundado em 1984, já formou diversos padres tanto para a Diocese quanto para diversas outras dioceses do Brasil. Atualmente o Seminário conta com 15 seminaristas, sendo 08 na filosofia e 07 na teologia. Muito de sua manutenção tem o auxílio do Movimento das Capelinhas Vocacionais, além de toda uma motivação da oração pelas vocações.

Com a Capelinha Rainha da Missões, padre Marcelo Rosa. No Canto direito, padre João Henrique e zeladoras (es), no Encontrão de 2017, em Bituruna.
Matriz Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, anfitriã do Encontrão de 2018.

As campanhas realizadas nas paróquias para as vocações vão integralmente para o Seminário, salvo as paróquias coordenada por congregações religiosas que repassam 50% para o Seminário e a outra metade vai para a Congregação ou Casas Religiosas. No Seminário Diocesano, além dos seminaristas internos, mais 6 seminaristas religiosos recebem também a formação acadêmica para o sacerdócio.

*Se preparando para mais um grandioso evento com todas as Zeladoras (es) da Diocese, a paróquia Sagrada Família de Nazaré, anfitriã deste ano, já iniciou toda uma programação preparatória, onde a Capelinha de Nossa Senhora Rainha das Missões está percorrendo as comunidades da paróquia, motivando e congregando todos em oração para esse evento.

Texto e Fotos:
Pascom Diocesana