Igreja Católica Apostólica Romana

Padres e diáconos se reúnem para reunião mensal do clero

Na quinta-feira, 25, a paróquia Sant’Ana, em Santana – Cruz Machado, acolheu padres e diáconos de toda a diocese para a reunião mensal do clero.

Padres em momento de oração na Reunião do Clero (Arquivo da Diocese).

A reunião teve início às 9h com a Oração das Laudes (oração da manhã), prosseguindo durante toda a manhã com diversos assuntos. Padre Mário Glaab, administrador diocesano, motivou os participantes a uma avaliação da Semana Teológica deste ano, que teve como assunto o Livro do Apocalipse, ministrado pelo padre Frei Bruno Glaab. Padre Mário também comentou sobre as crismas que se iniciaram nas paróquias no dia 13 de outubro, e abrindo espaço para comentários, também apresentou algumas questões práticas às quais vem observando nas celebrações.

Padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário Diocesano, de União da Vitória, apresentou um relatório das contribuições vindas das capelinhas e outras doações, colocando o clero a par da situação do Seminário nas questões financeiras e de manutenção. Padre Evaldo também incentivou que  as paróquias façam as promoções vocacionais para colaborar com a formação dos seminaristas. 

Igreja Matriz Senhora Sant’Ana, em Santana, distrito de Cruz Machado.

Assunto que debandou tempo na reunião foi a elaboração do calendário diocesano para 2019. Padres e diáconos se manifestaram quanto a eventos que marcam a diocese e que envolve Pastorais e Movimentos. Seguindo o assunto, foi tratado das assessorias de Movimentos e Pastorais que padres e diáconos acompanham na diocese.

Abordando alguns casos e situações mais particulares, padre Mário partilhou com o clero a situação especial de alguns membros do clero que se encontram afastados do ministério sacerdotal.

Entre outros avisos e comunicados gerais, foram também apresentados aos participantes da reunião os novos padres que estão na Diocese, sendo eles: padre Frei Luiz Henrique (MsS), novo pároco das paróquias Nossa Senhora do Rocio e paróquia Nossa Senhora das Dores, de União da Vitória, e o padre João Ribeiro, que veio para trabalhar no Instituto Piamarta junto com o padre Renildo Vieira, em União da Vitória.

Não tendo como de costume havido tema de estudo no período da manha, a reunião se encerrou ao meio dia com o almoço. Programada para o dia 29 de novembro, a próxima reunião do clero acontecerá na paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antônio Olinto. 

Pascom Diocesana

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*