Igreja Católica Apostólica Romana

Homens: conscientização e prevenção ao câncer de próstata

NOVEMBRO AZUL

Doutor Flávio Salgado, esclarece sobre os sintomas e a prevenção ao câncer de próstata

Por Alessandra Borges

Para muitos homens, ir ao consultório médico não é uma tarefa fácil, mas deveria ser. É preciso sempre ter cuidado com a saúde, por isso o mês de novembro é dedicado à conscientização do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – (INCA),  no ano de 2018, surgiram 68.220 novos casos. Entre os homens, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum.

Foto Ilustrativa: itakdalee by Getty Images

Preparamos uma entrevista especial para o “Novembro Azul” com o cirurgião oncológico Flávio Salgado, formado pelo Hospital do Câncer em São Paulo e professor da disciplina de Oncologia da Universidade de Taubaté – UNITAU desde 1986.

Confira a entrevista e se informe

cancaonova.com: O que é câncer de próstata?

Doutor Flávio Salgado: O câncer de próstata é uma doença que acomete uma pequena glândula. Essa, somente os homens têm e ocorre principalmente na terceira idade.

cancaonova.com: Quais são as causas e fatores de risco desse câncer?

Doutor Flávio Salgado: A causa desse câncer não é bem conhecida. O uso de hormônios sem supervisão médica, outros medicamentos, dieta excessiva de gorduras e histórico familiar estão entre os fatores que, isoladamente ou em conjunto, contribuem para a doença.

cancaonova.com: Qual a faixa etária em que há uma incidência maior de risco do câncer de próstata?

Doutor Flávio Salgado: É mais comum no homem brasileiro adulto. Em 2016, houve mais de 50 mil novos casos.

cancaonova.com: Existe uma classificação desse câncer? Como é feita?

Doutor Flávio Salgado: Sim. Essa classificação é feita por meio de uma série de exames, sendo alguns analisando a glândula e verificando o tamanho do câncer, pela invasão da cápsula prostática, o comprometimento de linfonodos, ínguas próximas à glândula e também quando se estende aos outros órgãos distantes. Assim, é possível identificar o estágio do câncer de próstata nos pacientes.

Atento aos sintomas do câncer de próstata

cancaonova.com: Quais são os sintomas?

Doutor Flávio Salgado:  Dor e dificuldade ao urinar. Por ser ligado à próstata, estreita o canal da urina, dificultando a micção.

cancaonova.com: Como é o diagnóstico?

Doutor Flávio Salgado: O diagnóstico é feito pelo exame clínico, toque retal associado à dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). A confirmação é obtida com a biópsia.

cancaonova.com: Quais são as formas de tratamento?

Doutor Flávio Salgado: O tratamento pode ser cirúrgico, radioterápico, hormonal e quimioterápico. Os médicos escolhem o tratamento, caso a caso, e os resultados estão ligados à extensão da doença na glândula, nos gânglios linfáticos próximos e em outros órgãos.

cancaonova.com: Existe a opção de terapias alternativas?

Doutor Flávio Salgado: Tratamentos alternativos não são empregados devido aos bons resultados dos tratamentos convencionais.

cancaonova.com: Como é feita a prevenção do câncer de próstata?

Doutor Flávio Salgado: A prevenção inclui atenção aos sintomas e aos sinais mais comuns; depois dos 50 anos, idas ao médico, anualmente, para exame clínico colabora para a prevenção.

Fica a dica

cancaonova.com: Os homens, muitas vezes, não gostam de ir a médicos. Qual a importância de procurarem um médico para realizarem exames periódicos?

Doutor Flávio Salgado: Os homens têm que ter o hábito de procurar o médico e fazer os exames preconizados. Ter medo e fugir não são boas escolhas no câncer da próstata. A doença cresce e dificulta o tratamento, além dos resultados mais pobres, por conta do crescimento e propagação do tumor.

cancaonova.com: Quais são as orientações para os homens que estão convivendo com o câncer de próstata?

Doutor Flávio Salgado: Para aqueles que estão em tratamento, é importante seguir as orientações do médico, fazer os exames e tratamentos necessários e acreditar em dias melhores.

cancaonova.com: A fé ajuda no processo de superação do câncer?

Doutor Flávio Salgado: A fé é importante, pois ajuda na aceitação do diagnóstico e na realização do tratamento com maior dedicação e esperança.

Fonte: cancaonova.com

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*