Diocese participa mais uma vez da Missão ‘Jesus no Litoral’

Os meses de dezembro e janeiro, que para muitos são tempos de férias, de festas, para outros são encarados como oportunidade de evangelização, muito mais ainda se o local são as praias, para onde muitas pessoas se dirigem nesse período.

Jovens Missionários no Litoral do Paraná, em momento de louvor na areia da praia.

Estando em sua 16ª edição, o Projeto ‘Jesus no Litoral’ reuniu nesses dois meses mais de 300 jovens, vindos de diversas dioceses do Paraná, com a finalidade de evangelizar turistas e veraneios que passariam férias nas praias de Matinhos e Caiobá, litoral do Paraná.

A ação que aconteceu dos dias 26 de dezembro à 04 de janeiro, levou os jovens envolvidos no projeto a anunciar a Palavra de Deus à pessoas debaixo de guardaçóis, nas praças, prostíbulos, reunidos em bares, além de visitas porta a porta nas casas.

Padre João Francisco, assessor diocesano da RCC, celebrando a Santa Missa. no litoral, junto com os missionários.

Às vésperas da virada do ano, os jovens realizaram uma via-sacra luminosa, saíram pelas calçadas e pela areia recitando o Terço, concluindo as atividades com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Envolvida também no Projeto, a Diocese de União da Vitória contou com oito jovens: Claudine, da cidade de Rio Azul, Alan e Paola, de Rebouças, Camila de General Carneiro, Guilherme e Luiz, de São Mateus do Sul. Além desses jovens, o projeto contou com a presença também dos seminaristas Douglas Ribasz, de São Mateus do Sul e Jacksiel Cabral, de Rebouças.

Para o jovem Guilherme, o Projeto foi um divisor de águas em sua vida. “Voltei renovado e cheio do amor de Deus. Ser missionário requer sacrifícios. O sol escaldante, o jeito de abordar as pessoas, que geralmente estão em férias no litoral nessa época, requer também preparação”, destacou o jovem.

Para Paola, a ação exige esforço e desprendimento de quem se propõe a evangelizar. “Nós não estávamos em férias, mas em missão. Nossa rotina diária exigia disciplina, com hora certa para despertar, banho em 3 minutos, tudo isso para que todos pudessem estar prontos na hora certa. Foram dias de sacrifícios, mas que tem um grande propósito e gera grande alegria”, destacou a participante.

Os jovens da Diocese se sentiram animados e revigorados também com a presença da coordenadora Diocesana da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese, Ivone Magnani Pasquali e do padre João Francisco, assessor diocesano da RCC, na Diocese, os quais marcaram presença importante no evento, levando incentivo e espiritualidade.

Segundo padre João, o projeto traz grandes benefícios, pois aproveita o espaço de lazer das pessoas para evangelizar. “É um projeto muito bem pensado, muito bem elaborado, e que traz grandes benefícios para as pessoas que participam e que são evangelizadas pelos jovens”, destaca padre João.

Entrevista com Padre João Francisco.

Jovens em momento de Devoção Mariana, à beira-mar.

Segundo Ivone Pasquali, mesmo diante de muitos desafios quanto a estrutura e investimentos, toda a missão é feita com muito amor. “Nessa nossa Missão no litoral ficamos todos em uma escola que nos é cedida, o calor é imenso, mas tudo é feito com muito amor. Esses onze dias é na verdade uma escola de lideranças na prática e acontece muitas conversões. Conversamos com uma pessoa que ficou afastada vinte anos da Igreja e o resultado dessa ação na vida dela foi o retorno para a comunidade”, testemunha a coordenadora da RCC.

O projeto que é coordenado pelo Ministério Jovem do Paraná, com sua representante da cidade de Londrina –PR, envolve mais de 400 missionários e em torno de 100 voluntário para trabalhos com cozinha e organização. A ajuda de custo para cada missionário, que gira em torno de R$ 450,00, é buscado por meio de rifas e promoções por parte dos Grupos de Oração da RCC, dos Setores das Dioceses.

Pascom Diocesana
Fotos: Claudinei – Rio Azul