Igreja Católica Apostólica Romana

COMIDI celebra atividades de 2018 e inicia o ano formando novos missionários

"...o missionário precisa estar incluído em diferentes meios, povos e costumes, para que a evangelização seja mais eficaz".

Encerrando as atividades missionárias de 2018, marcadas pelas Santas Missões Populares Diocesanas em União da Vitória, Paulo Frontin, Rio Azul e distrito de Sant’Ana – Cruz Machado, além dos retiros para a formação dos missionários, no dia 16 de dezembro, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), promoveu a 1º Confraternização da equipe, que se deu na localidade de Serra do Tigre, em Mallet, na Igreja do Rito Ucraniano Católico de São Miguel Arcanjo.

Missionários do COMIDI, com membros da comunidade, em frente a Igreja São Miguel, na Serra do Tigre. O telhado ainda é de madeira.

Na primeira hora do dia, os 70 missionários participantes tiveram uma explicação sobre o Rito Ucraniano, e logo após participaram da Santa Missa, no Rito Latino, presidida pelo padre Joviano José Salvatti, assessor do COMIDI.

Ainda durante a manhã os missionários fizeram uma caminhada pela reserva ambiental e à tarde participaram da Gincana Missionária, com brincadeiras e premiação, além da revelação do amigo secreto.

Outro momento de oração, ao final do dia, foi a Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo padre Clayton, reitor do seminário menor, na cidade de Mallet.

Paska. Pão Ucraniano tradicionalmente feito na Páscoa. Tem o simbolismo também de hospitalidade, gesto de acolher pessoas, autoridades. No meio copo com sal.

Missionária há 4 anos, Paola Rocio Andrade Cavalheiro, da paróquia Senhor Bom Jesus, de Rebouças, expressou que foi um dia incrível e agradável, agradecendo a Deus pelas Missões de 2018. “Acredito que o missionário precisa estar incluído em diferentes meios, povos e costumes, para que a evangelização seja mais eficaz. Devemos ser uma Igreja em saída, que sai do cômodo e procura se adaptar à distintos convívios, com o objetivo de tornar Cristo conhecido através da propagação do seu Reino”, destacou ela, lembrando também a calorosa acolhida da comunidade aos missionários.

Além de ceder o espaço, a comunidade de Serra do Tigre preparou os alimentos servidos nas refeições, se empenhando grandemente para o bom andamento do encontro.

Implantação do COMIPA na Paróquia Sant’Ana

Contando com a presença de paroquianos de algumas das 37 comunidades da paróquia Sant’Ana, de Santana – Cruz Machado, no dia 09 de fevereiro, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), realizou a primeira reunião para implantação e formação do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), na paróquia Sant’Ana. Neste encontro, os membros representantes do COMIDI deram a primeira formação e falaram de suas experiências no meio missionário, motivando os presentes a fazer parte do trabalho missionário da diocese.

Leigos das comunidades e matriz, da paróquia Sant’Ana, em formação com membros do COMIDI, em uma das salas de catequese.

 

Na ocasião da missa de encerramento das Santas Missões Populares Diocesanas, realizadas da paróquia, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, muitos leigos da comunidade se mostraram interessados no trabalho missionário, motivando assim a implantação do Conselho Missionário Paroquial neste ano.

Durante a reunião, os participantes ouviram também o padre Joviano, assessor do COMIDI. Padre Joviano falou dos deveres da vida missionária, seus desafios, e o que seria o trabalho do COMIPA na paróquia.

Sentados, a equipe do COMIDI, com padre Antônio Kolodzieiski, pároco, no canto direito.

Concluindo esta primeira formação, ao final do encontro os participantes realizaram a eleição, montando assim a coordenação do Conselho Missionário Paroquial, a qual ficou composta por, Cláudia Cordeiro (Coordenadora); Felipe Sloty (Vice-Coordenador);Letícia Marczal (Secretária); Cláudio Zawadski (Tesoureiro); e, Cássia Zawadski (Comunicação).

Divulgando também suas atividades diocesanas, os membros do COMIDI anunciaram o Retiro Espiritual para os missionários diocesanos, programado para os dias 09 e 10 de março deste ano, na Casa de Formação, em União da Vitória.

O retiro será conduzido pelo Diácono Pedro Lang e sua esposa, Salete Lang, da Diocese de Ponta Grossa – PR. Ambos possuem grande bagagem no trabalho missionário, inclusive na Diocese de Quebo, na África, na ‘Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja Católica do Paraná – Regional Sul 2 da CNBB. As inscrições para o retiro encerram-se no dia 28 de fevereiro.

Informações e Fotos: Agatha Przybysz e Crystian Amaral
Assessoria de Comunicação do COMIDI
Postagem: Pascom Diocesana

MAIS FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.