Igreja Católica Apostólica Romana

Paróquia Santo Antônio celebra 20 anos de instalação e evangelização

“A paróquia é o conjunto, a Matriz, capelas, e todo o povo batizado”.

Instalada no dia 30 de janeiro de 1999, por Dom Walter Michael Ebejer (OP), primeiro Bispo Diocesano de União da Vitória, a paróquia Santo Antônio, localizada no Distrito de Santo Antônio do Iratim, em Bituruna – PR, celebrou no domingo, 27 de janeiro, o seu 20º aniversário de instalação e de caminhada evangelizadora. “Foi dia de festa e comemoração para as comunidades, movimentos, pastorais, conselhos e organismos, que formam a paróquia Santo Antônio” expressou padre Joviano, pároco.

Com presença expressiva de fiéis da comunidade, lideranças leigas que atuam em toda a paróquia, a missa de Ação de Graças, celebrada às 10h, foi presidida por Dom Walter, hoje Bispo Emérito da Diocese.

Da esquerda para a Direita: Padre Joviano, Diácono Claudimir, Dom Walter, Padre Mauro, Diácono Jalci, e padre Iomar,  1.º Pároco.

 

Para este dia todo especial foram convidados também o padre Iomar Otto, que atuou como o primeiro pároco; padre Mauro Sérgio Portela dos Santos, terceiro pároco, e o Diácono Claudimir Pinheiro de Camargo, que trabalhou um ano e meio em seu estágio pastoral quando seminarista. Também estavam na celebração, o atual pároco, Joviano José Salvatti, quarto, pároco, e o Diácono Jalci Lévis, Diácono Permanente da paróquia.

Durante a celebração, foram acolhidas e apresentadas as Comunidades, Movimentos, Pastorais, Conselhos, Ministérios e demais forças vivas que ao longo destes 20 anos foram dando forma à paróquia Santo Antônio, como dizia Dom Walter. “A paróquia é o conjunto, a Matriz, capelas, e todo o povo batizado”, explicou o bispo emérito.

Valdirene Sebben fazendo os agradecimentos.

Nos últimos meses, a igreja matriz passou por uma reforma e restauração completa, que também foi simbolicamente entregue nesta celebração. Estendendo agradecimentos pelo empenho dos padres que atuaram na paróquia, ao final da celebração foi entregue à Dom Walter, aos padres e aos diáconos uma lembrança como forma de gratidão pelo serviço prestado à frente da comunidade paroquial.

Valdirene Sebben Viapiana, representando o Conselho Econômico Paroquial, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que fizeram e fazem parte da história da Paróquia, enfatizando de forma especial, as pessoas que colaboraram para a restauração da matriz, incentivando ainda, novos projetos. “Vamos continuar de mãos dadas e unindo forças para tornar realidade o projeto da futura construção do novo Centro Pastoral”, motivou Valdirene.

Além da celebração, as comemorações continuaram no salão da Matriz, com almoço, atividades recreativas e de premiações.

Além dos diversos fiéis, lideranças das comunidades, movimentos e pastorais estavam presentes. À frente Ministros da Eucaristia.

 

Para a jovem Tania Nalon, leiga engajada na coordenação do Grupo de Jovens JUSA, e atuante em outras pastorais, fazer parte de sua comunidade é motivo de alegria e orgulho. “Participar e celebrar o 20º aniversário da Paróquia foi uma emoção muito grande. Sou feliz em participar desta paróquia tão jovem e tão viva. Poder rever Dom Walter e os padres que por aqui passaram, as pessoas que trabalham pela paróquia e sentir que eu também faço parte dessa história é emocionante. Nós somos a Paróquia. Sem o povo não existe Igreja” , testemunhou a jovem.

Para o Diácono Jalci Lévis, celebrar os 20 anos da paróquia foi motivo de renovar também a fé com a comunidade. “Foi uma ótima oportunidade de fazer uma experiência profunda de renovação da fé no Cristo Ressuscitado junto com todo o povo”, testemunhou o diácono permanente.
———————————

Comunidades que formam a Paróquia:

Matriz Santo Antônio – Santo Atonio do Iratim; Nossa Senhora Aparecida – Assentamento Rondon III (escola); Nossa Senhora Aparecida – Campo Stangherlin; Nossa Senhora Aparecida – Boa Vista; Nossa Senhora das Graças – São Vicente; Nossa Senhora de Fátima – Iratinzinho; Nossa Senhora de Fátima – Escola Pitanga (escola); Cristo Rei – Augusto Loureiro; Sagrada Família de Nazaré – Assentamento Rondon III; Sant’Ana – Saltinho; Santo Estanislau – Santo Augusto; Santo Expedito – Pitanguinha; São Bráz – Assentamento 12 de Abril; São Cristóvão – Vila Rural (Centro Comunitário); São Francisco – Assentamento Rondon III; São João Batista – Cascata; São Jorge – Assentamento 12 de Abril; São José – Boa Esperança; São Luíz Gonzaga – Empoçado; São Miguel – Reponte – Assentamento 12 de Abril; São Roque – Assentamento 12 de Abril; São Sebastião – Salto Bonito; São Paulo – Colorado; São Pedro – Encantilado; e ,Senhor Bom Jesus – Boa Esperança.

As Pastorais: Pastoral da Criança; Pastoral da Acolhida; Pastoral da Esperança; Pastoral do Batismo; Pastoral do Matrimônio; Pastoral do Dízimo; Pastoral Juvenil (grupos de jovens); Catequese; e, Liturgia.

Os Movimentos: Movimento Serra Vocacional; Terço dos Homens; Capelinhas de Nossa Senhora.

Associação Religiosa: Legião de Maria.

Organismo de Ação Missionária: IAM – Infância e Adolescência Missionária.

Os Conselhos: Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora – CPAE, Conselho Econômico Paroquial – CEP; e, Conselhos Comunitários.

Informações e Fotos: Par. Santo Antônio
Postagem: Pascom Diocesana

MAIS FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.