Novo bispo para União da Vitória é ordenado em Minas Gerais

Percorrendo mil e trezentos quilômetros, fiéis da Diocese de União da Vitória foram até Viçosa para acompanhar a celebração.

Alegria, fraternidade e comunhão uniram a Igreja Particular de União da Vitória e a Diocese de Mariana – MG, no dia 30 de março. O motivo foi a ordenação episcopal do novo bispo para União da Vitória, Dom Walter Jorge Pinto, que aconteceu na igreja São João Batista, na cidade de Viçosa – MG, arquidiocese de Mariana.

Fiéis da paróquia Santuário São José Operário, da cidade de Barbacena, com cartaz agradecendo o tempo vivido com o padre Walter Jorge até o momento de sua nomeação para bispo. (Foto: Marcelo S. de Lara).

Com semblante de alegria e emoção, fiéis aos poucos lotavam a igreja São João Batista, onde Walter Jorge atuou como o primeiro pároco, gerando uma relação muito forte com o povo. Consigo perceber nos olhos de vocês o quanto gostam de mim, e digo que o sentimento é recíproco”, dizia o novo bispo em suas palavras ao final da celebração.

Para Cida Zolnier, da pastoral da comunicação da paróquia São João Batista, Dom Walter foi muito bom para com o povo no tempo que passou na paróquia, se destacando pelos trabalhos administrativos e por suas mensagens na homilia. “Vocês estão ganhando um ótimo bispo, um grande presente. Dom Walter animou muito nossa paróquia liderando a construção de nossa igreja. Além disso ele sempre nos motivava em suas homilias, nos provocando a sair da zona de conforto. Eu sou formada em letras e entrei na pastoral da comunicação motivada por um convite feito por ele ao povo em uma das missas. Senti que era um chamado para mim”, testemunhou a paroquiana.

Dom Walter Jorge, agradecendo ao fiéis da paróquia São João Batista pelo carinho recíproco que tiveram juntos..

Mesmo antes de ter tomado posse na sua nova diocese, os diocesanos de União da Vitória já têm sentimentos de carinho e alegria que se mostrou no contentamento do grupo composto por dezessete padres e sessenta leigos que participaram da ordenação. Eles viajaram mil e trezentos quilômetros até Viçosa – MG, para acompanhar a celebração que lhes daria um novo pastor. Alguns percorreram esse trajeto de ônibus, outros de avião.

Segundo o padre Joviano, a celebração foi um momento emocionante. Foi um momento forte de se sentir Igreja, Comunidade, Povo de Deus. A celebração foi vibrante pela participação alegre do povo. “Dom Walter ainda não foi empossado, mas já nos sentimos próximos dele”, partilhou padre Joviano.

Grupo de padres da Diocese de União da Vitória, participando da ordenação do novo bispo diocesano. No centro, padre Mário Glaab, administrador diocesano.

Para Sérgio Gelchak, que participou pela primeira vez de uma ordenação episcopal, a emoção também foi enorme, e o acolhimento ao novo bispo se deu desde o momento do anúncio do seu nome para União da Vitória. “Quando assisti a ordenação de Dom João Bosco pela tevê, já tive uma emoção por ver nossa diocese representada por nossos padres e leigos, e prometi para mim mesmo que em uma próxima oportunidade iria participar pessoalmente. Percebi em Dom Walter um olhar humano, acolhedor, e precisamos disso. Desde que vimos a foto dele no dia do anúncio já o acolhemos na fé”, disse Gelchak.

Grupo de leigos das cidades de São Mateus do Sul e de União da Vitória representando a Diocese. No canto direito, de palito preto, Sérgio Gelchak.

Além dos inúmeros leigos que acompanharam a cerimônia, às 10h, a ordenação contou com a presença de mais de cem padres, três diáconos e oito bispos. Entre os bispos estavam: Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana –MG, ordenante principal; e como bispos coordenantes: Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana, e Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba – PR.

Bispos e arcebispos participantes da sagração. O quarto bispo, da esquerda para a direita, Dom Walter, bispo ordenado para União da Vitória.

*Nascido na cidade de Ubá – MG, Dom Walter Jorge Pinto tem 56 anos, e até a nomeação pelo Papa Francisco no dia 09 de janeiro deste ano atuava como pároco na paróquia São José Operário, em Barbacena – MG. Dom Walter tomará posse da Diocese no dia 27 de abril, em missa solene na Catedral de União da Vitória – PR, às 10h, com transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação da Diocese e pela Rádio Educadora Uniguaçu, de União da Vitória.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação