‘Vocação e Discernimento’ será o tema do 4º Congresso Vocacional do Brasil

"O Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus".

Encerra-se nesta quarta-feria, 13, a reunião anual preparatória para o IV Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá nos dias 05 a 08 de setembro de 2019, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, está reunida desde segunda-feira, 11, preparando o encontro.

Encontro em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil acontece em Brasília (DF). (Imagem – Site CNBB Nacional).

Com o tema “Vocação e Discernimento”, o Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus. “Aqui nós estamos com os coordenadores de todos os regionais da CNBB preparando esse congresso que é um grande evento da Igreja no Brasil neste ano”, afirma o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre João Cândido Neto.

Além dos coordenadores regionais da CNBB, a reunião conta com a presença de representantes dos organismos da entidade, como a Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB. Para a irmã Clotilde Prates de Azevedo, assessora nacional da CRB, do Setor Juventude, o momento é de refletir sobre a caminhada da animação vocacional no país. Ela afirma que a reunião trouxe a oportunidade de todos pensarem e celebrarem o Congresso juntos.

Irmã Clotilde Prates de Azevedo, assessora nacional da CRB, do Setor Juventude. (Imagem – Site CNBB Nacional).

Outro ponto de destaque da reunião é o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, realizado em outubro de 2018. Dividido em três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos e 60 páginas, o livro tem como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús. “Caminhava com eles”, “Eles abriram os olhos” e “Partiram sem demora” são os títulos de cada uma das três partes do texto.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Padre João Cândido disse que os participantes se debruçaram na parte em que o Documento fala sobre o mistério da vocação e a missão de acompanhar. “Conversamos bastante sobre a importância do acompanhamento dentro do serviço de animação vocacional, principalmente no que tange ao acompanhamento dos jovens no processo da descoberta da vocação, do discernimento, da preparação para assumir a vocação na Igreja e na sociedade”, garantiu.

Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional. (Imagem Site CNBB Nacional).

O próximo plano quadrienal da Pastoral Vocacional também foi alvo de reflexão por parte do grupo. Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional afirma que os participantes tiveram a oportunidade de elaborar sugestões para o período de 2020 a 2023. “É um momento de avaliar o atual, mas também de já olharmos para os próximos quatro anos, como que a Pastoral Vocacional pode atuar e o que podemos oferecer para aprimorá-la”, conta.

A reunião com os coordenadores regionais conta com a participação de cerca de 30 pessoas. “Estamos buscando caminhos para seguirmos em frente juntos!”, finalizou o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom Jose Roberto Fortes Palau.

Fonte: Site CNBB Nacional
Postagem: Setor de Comunicação da Diocese