Igreja Católica Apostólica Romana

Livro sobre a ‘Catequese’ é assunto de formação para catequistas da Diocese

No dia 23 de maio, em torno de 100 catequistas das comunidades e da matriz da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, estiveram reunidos para estudar o 1º capítulo do livro Catequese… Sobre o que estamos falando?, da autora Débora Pupo, Coordenadora Regional de Catequese do Paraná.

                      Imagem da capa do Livro que está sendo estudado com os catequistas. (Imagem Divulgação).

 

A formação foi dada por Célio Reginaldo Calikoski, coordenador diocesano da catequese, que abordou a definição de catequese e sua noção teológica e pastoral, fundamentadas em textos como: Catequese Renovada, Diretório Nacional de Catequese, Catecismo da Igreja Católica, Documentos do Papa João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco.

                               Célio Reginaldo Calikoski, coordenador da catequese, em formação com os catequistas em Rio Azul.

“De forma simples e clara o livro nos leva a compreender que Catequese é fazer ecoar, ressoar a Palavra de Deus em todo lugar, especialmente junto aos catequizandos; nos faz refletir sobre como aconteceu a catequese em cada período da história e como, hoje, minha catequese se situa na história”, explicou o coordenador.

                                                Padre Alexandre, pároco da paróquia em Rio Azul. (Foto: Coordenação da Catequese).

 

Segundo Célio, o livro exorta que, para o catequista exercer sua função, ele deve estar sempre em formação, buscando ele mesmo um encontro pessoal com Cristo. “A catequese só acontece em conjunto entre catequista, padres, comunidade e catequizandos. A catequese vai nos dirigir para a fé celebrada, a fé vivida, a fé professada e a fé rezada”, disse ele.

A formação na paróquia Sagrado Coração de Jesus continuará no dia 06 de junho. Outras paróquias da Diocese como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, e Santo Antônio, de Santo Antônio do Iratim, em Bituruna, também receberão esta formação.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

FOTOS

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.