Livro sobre a ‘Catequese’ é assunto de formação para catequistas da Diocese

No dia 23 de maio, em torno de 100 catequistas das comunidades e da matriz da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul, estiveram reunidos para estudar o 1º capítulo do livro Catequese… Sobre o que estamos falando?, da autora Débora Pupo, Coordenadora Regional de Catequese do Paraná.

Imagem da capa do Livro que está sendo estudado com os catequistas. (Imagem Divulgação).

A formação foi dada por Célio Reginaldo Calikoski, coordenador diocesano da catequese, que abordou a definição de catequese e sua noção teológica e pastoral, fundamentadas em textos como: Catequese Renovada, Diretório Nacional de Catequese, Catecismo da Igreja Católica, Documentos do Papa João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco.

Célio Reginaldo Calikoski, coordenador da catequese, em formação com os catequistas em Rio Azul.

“De forma simples e clara o livro nos leva a compreender que Catequese é fazer ecoar, ressoar a Palavra de Deus em todo lugar, especialmente junto aos catequizandos; nos faz refletir sobre como aconteceu a catequese em cada período da história e como, hoje, minha catequese se situa na história”, explicou o coordenador.

Padre Alexandre, pároco da paróquia em Rio Azul. (Foto: Coordenação da Catequese).

Segundo Célio, o livro exorta que, para o catequista exercer sua função, ele deve estar sempre em formação, buscando ele mesmo um encontro pessoal com Cristo. “A catequese só acontece em conjunto entre catequista, padres, comunidade e catequizandos. A catequese vai nos dirigir para a fé celebrada, a fé vivida, a fé professada e a fé rezada”, disse ele.

A formação na paróquia Sagrado Coração de Jesus continuará no dia 06 de junho. Outras paróquias da Diocese como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, e Santo Antônio, de Santo Antônio do Iratim, em Bituruna, também receberão esta formação.

Setor de Comunicação