Todo mundo precisa ter um projeto para seguir em frente na vida, pois quem não tem um projeto, não sabe para onde vai.
Um exemplo que poderíamos citar é a profissão: se alguém quiser um dia ser um bom profissional, precisa ter um bom projeto, o qual já começa pelos primeiros anos escolares, pela descoberta dos próprios dons e da vocação, pela escolha do curso certo, da faculdade, do tempo que vai dedicar aos estudos e coisas semelhantes.
Projeto na Fé
Também com a nossa vida de fé não poderia ser diferente, ou seja, também para ela precisamos ter um projeto, pois a fé é um dos elementos mais importantes na vida de alguém. Por isso, se uma pessoa quiser ter uma fé consistente, forte o bastante para sustentar e orientar todo o seu viver, há que ter um projeto para isso, projeto que contemple tempo para oração diária, para a missa ao menos aos domingos e dias santos, para a participação nos sacramentos, dedicação às obras de caridade, etc. Claro, sabemos que a fé não é fruto do esforço humano em primeiro lugar, mas da graça dada por Deus. No entanto, “como a graça supõe a natureza”, devemos fazer a nossa parte, dando à fé caminhos claros para que possa crescer e amadurecer sempre mais.
Projeto Diocesano
Quis caminhar até aqui usando estes exemplos para lembrar que a nossa Diocese de União da Vitória precisa ter um projeto, pois deve tornar-se, cada vez mais, aquilo que o Senhor espera dela: uma diocese mais evangelizadora e promotora da vida, Igreja viva no meio do mundo, atraente e capaz de responder aos desafios de hoje. Precisamos, portanto, de um novo Projeto de Evangelização que contemple todas essas coisas, que ajude nossos católicos a viver como “sal da terra e luz do mundo”, como verdadeiros discípulos missionários, testemunhas de Jesus Cristo no hoje da história.
Para ser eficiente, um projeto de evangelização diocesano deve nascer sempre em sintonia com a Igreja de todo o país. No Brasil, é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que aponta as diretrizes que norteiam os projetos das Igrejas Locais (ou Dioceses).
À luz das Diretrizes Gerais
Em abril deste ano foi concluído o documento que aponta as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para os anos próximos anos (2019-2023). A partir dele, os Regionais da CNBB deverão fazer suas assembleias e retirar as prioridades para as Dioceses que o compõem. Em nosso caso, será o Regional Sul 2, uma vez que a Diocese de União da Vitória pertence a ele, o qual contempla todo o estado do Paraná. Em seguida, será a nossa vez, enquanto diocese, de elaborar o nosso próprio Projeto de Evangelização, contemplando as diretrizes dadas pela CNBB e também as contribuições do Regional Sul 2.
À luz dessas contribuições deveremos fazer um grande levantamento, envolvendo todas as paróquias, com suas dimensões, pastorais e movimentos, daquelas realidades que são mais urgentes para que a nossa evangelização seja eficiente, animada e aponte caminhos para a Igreja e a sociedade, ajudando a gerar a vida em abundância que tanto Deus quer.
Convite aos fiéis diocesanos
Em vista disto, gostaria de convidar a todos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas a começarmos a refletir juntos sobre estas coisas com entusiasmo e disposição, pois em breve, haverá uma ampla convocação para que todos possam dar sua contribuição, a fim de que tenhamos o nosso Projeto Diocesano de Evangelização.
Texto: Dom Walter Jorge (Bispo Diocesano)
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória