Igreja Católica Apostólica Romana

Mensagem de Dom Walter Jorge aos padres da Diocese pelo ‘Dia do Padre’

Ser padre: a alegria de ser um homem de Deus e um homem para o povo

 

Saudação aos padres pelo ‘Dia do Padre’

Celebrando o Mês Vocacional, a Igreja comemora no primeiro domingo, o Dia do Padre, festejando a memória de São João Maria Vianney, modelo de pastor dedicado à missão sacerdotal.

Por esta ocasião, gostaria, portanto, de parabenizar a todos os padres de nossa querida Diocese de União da Vitória, como homens que consagraram suas vidas no chamamento que Jesus Cristo lhes fez para serem pastores, na imitação dele próprio, o Pastor por excelência.

Nestes três meses à frente desta Diocese, muito tenho me alegrado à medida que vou conhecendo os nossos padres, pois percebo em muitos o desejo sincero de dar o melhor de si na missão de cuidar da Igreja de Cristo, do povo que lhes foi confiado, da evangelização em suas múltiplas formas. Como é gratificante também ouvir do povo, quando em visita às paróquias, que estão felizes com o(s) seu(s) padre(s); ver o carinho  e amizade que têm por ele(s).

Como é bonito ver homens consagrados, que poderiam ter escolhido outras opções de vida, mas que optaram por deixar “pai, mãe, irmãos, filhos, terras” para ficar com Jesus Cristo e como ele, se colocar ao serviço da vida em abundância que decorre da missão evangelizadora, da salvação que provém do anúncio do Evangelho!

Aos queridos filhos e irmãos sacerdotes, quero exortar, como fez Paulo a Timóteo, que procurem reavivar, cada vez mais, a chama, a unção, o dom de Deus, que receberam pela imposição das mãos do bispo no dia de sua ordenação (cf. 2Tm 1,6). Que não desanimem frente aos desafios e cansaços inerentes à missão, sobretudo, no decorrer dos anos, quando o peso da vida se faz sentir de forma mais pronunciada. Que tenham coragem e ânimo! Que olhem para Jesus Cristo, fitem nele o seu olhar, não o perdendo de vista, deixando outras coisas tão menores em comparação a ele e ao seu reino, lhes seduzirem o coração! O que lhes espera, desde aqui, é um tesouro que ladrões não roubam, que o tempo não leva, cem vezes maior que tudo que o mundo lhes possa oferecer.

Gostaria de dizer a todos os nossos padres que conto muito com todos, com seus muitos modos diferentes de ser, com os variados talentos concedidos a cada um pelo Senhor para o bem da missão. Quero ainda dizer que contem também comigo, com meu apoio e com as graças do exercício do ministério que o Senhor me confiou para estar com vocês nesta Igreja Particular. Ele mesmo nos guiará a todos se a ele nos confiarmos sem reservas, rumo à sua vontade, boa, santa e bendita para todos nós, e por nós, para todo o povo que ele tanta ama.

Exorto o povo a rezar sempre por seus padres, sem desanimar.

Que Deus abençoe os nossos padres e suscite na Igreja muitos jovens que queiram segui-lo nesta bela e feliz vocação.

 

Viva os nossos padres!
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano de União da Vitória
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.