Igreja Católica Apostólica Romana

Religiosos e leigos lotam a Catedral de União da Vitória para os 90 anos de Dom Walter Ebejer

"Gostaria de pensar que todos os que estão aqui participando desta festividade do meu nonagésimo aniversário de vida estão convictamente incluindo a sua preciosa vida humana, criada a imagem de Deus, como ato de adoração, em agradecimento ao Deus da vida. Por ocasião da idade de um, valorizemos a idade de cada um de nós”.

Louvando a Deus por seus 90 anos de idade, vividos com intensa atividade espiritual, pastoral, administrativa e de produção intelectual, Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito da Diocese de União da Vitória – PR, há 12 anos, celebrou seu aniversário com uma celebração da Santa Missa, que reuniu dezenas de fiéis leigos e sacerdotes.

No presbitério, ao redor do altar, padres de diferentes dioceses participantes na celebração, se uniram em comunhão na Ação Eucarística, celebrando a vida de Dom Walter.

 

A celebração aconteceu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, no sábado, 03 de agosto, data de seu aniversário, às 10h30.

Com espírito alegre, Dom Walter Ebejer presidiu a santa missa que foi concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Walter Jorge Pinto, padres e diáconos da Diocese, além de padres da diocese de Caçador – SC, atuantes em Porto União – SC, padres da arquidiocese de Mariana – MG, que estavam em visita a Dom Walter Jorge, além da presença do vice-provincial da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) Frei Edmilson de Oliveira, de Curitiba – PR.

Dom Walter Ebejer na cátedra para a presidência da celebração, ao lado Dom Walter Jorge, bispo diocesano, e no canto esquerdo, ao lado do diácono, Frei Edmilson, vice-provincial dos Dominicanos.

 

Seminaristas, outros religiosos e religiosas, e diversas lideranças leigas, vindas de paróquias da Diocese, também marcaram expressiva presença para homenagear o primeiro bispo da Diocese, que atuou trinta anos no pastoreio do rebanho da Igreja Particular de União da Vitória. Após trinta anos como bispo titular de União da Vitória e quase doze anos como emérito, estamos providencialmente aqui reunidos nesta Catedral para celebrar a Eucaristia, a mais sublime forma de ação de Graças, de modo especial, por tudo o que Deus providenciou de bens durante minha longa vida. Por ocasião desta Memória Eucarística, chegou o momento oportuno para endereçar à Deus Pai, a seu Filho Jesus Cristo, e ao Espírito Santo, públicas e vigorosa ações de graças”, partilhou o bispo emérito.

Áudio Dom Walter Ebejer

 

Expressando reconhecimento de que sua vida é uma doação pela Diocese na pessoa de cada fiel diocesano, o jubilando comentou em seu discurso que a celebração de seu aniversário é também a celebração da vida de cada pessoa à qual teve contato. “Essa celebração enaltece minha vida, que em si talvez não merecesse tanta pompa e alarido se não jogasse luz também no valor da vida humana de todos quantos, em sua individualidade estão aqui participando nessa ação de Graças à Deus, origem de todas as vidas. Gostaria de pensar que todos os que estão aqui participando desta festividade do meu nonagésimo aniversário de vida estão convictamente incluindo a sua preciosa vida humana, criada a imagem de Deus, como ato de adoração, em agradecimento ao Deus da vida. Por ocasião da idade de um, valorizemos a idade de cada um de nós”, externou o aniversariante.

Áudio Dom Walter Ebejer

 

Fiéis leigos, lideranças das diversas paróquias, lotaram a Catedral para homenagear Dom Walter. À frende com crachás, catequistas que neste dias estavam em formação catequética diocesana, na Casa de Formação Cristã. Uma das ações motivadas por Dom Walter Ebejer em seu pastoreio.

 

Fazendo memória dos trabalhos realizados na Diocese e da trajetória de sua vida, Dom Walter concluiu suas palavras dizendo que a todos os bons resultados colhidos devem ser dados honras à Deus, pois Ele é o autor dos dons. “Quanto aos bons resultados que juntos conseguimos realizar com a graça de Deus, nós apenas somos servos inúteis. Conseguimos fazer o que devíamos realizar, conforme os desígnios e apelos de Deus a nosso respeito”, concluiu Dom Walter.

Áudio Dom Walter Ebejer

 

Ao final da celebração, representante de leigos, dos padres da Diocese, e o atual bispo diocesano, prestaram homenagens a Dom Walter. “Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta, reza o salmista, mas Dom Walter superou os oitenta. E mesmo tendo um jeito um pouco sisudo, firme, Dom Walter sempre mostrou bom humor e alegria na vida”, comentou padre Sidnei Reitz, representando os presbíteros.

Frei Edmilson, Vice-Provincial dos Dominicanos, na capela lateral da Catedral.

Notando esta mesma alegria, Frei Edmilson de Oliveira, vice-provincial dos Frades Dominicanos, comentou ao final da celebração que foi uma experiência única participar desse momento com Dom Walter, pois sempre simpatizou com ele nas assembleias da Congregação quando Dom Walter participava. Quando o Provincial me sugeriu para vir, aceitei com alegria, pois gosto muito de Dom Walter por sua alegria e seu bom humor quando participava das nossas assembleias. Vim dizer a Dom Walter que nossa família dominicana está sempre em sintonia com ele. Quando um bispo religioso passa a ser emérito é proposto para ele a volta à família religiosa, mas ele pediu para ficar aqui, pelo carinho a União da Vitória, e o provincial da época lhe concedeu esse pedido, como falei, pelo amor que ele tem a essa terra. Mas, nossos Conventos no Brasil estão à disposição, pois a família é dele”, declarou o vice-provincial.

Áudio Frei Edmilson

 

Além da celebração litúrgica, um almoço festivo no salão da Catedral reuniu cerca de quinhentas pessoas. Foi um espaço de confraternização, onde memórias da história da caminhada da Diocese com Dom Walter foram lembrados por muitos com alegria e gratidão, pelos aprendizados e crescimento na fé que tiveram com o pastor que os conduziu durante trinta anos.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Vídeo: Marcelo e Maurício
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR

Dom Walter Ebejer falando da Vocação:

GALERIA FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.