Igreja Católica Apostólica Romana

Seminaristas iniciam Estágio Pastoral em paróquias

No sábado, 25, na missa das 19h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, em São Mateus do Sul, o seminarista Alex Sandro Gabrich, natural de São João do Triunfo, foi apresentado para a comunidade pelo padre João Henrique Lunkes, administrador paroquial.

Da esquerda: Seminarista Alex Gabrich, padre João Henrique Lunkes, e padre Ronaldo A. Rodrigues, da equipe do Seminário Diocesano.

 

Alex, tem 23 anos, e concluiu o 3º ano de Teologia no Seminário Diocesano, em União da Vitória. Com o curso de teologia sendo cíclico e tendo feito as disciplinas deste ano, Alex fará o seu Estágio Pastoral residindo com o padre na paróquia, retornando ao Seminário no próximo ano para fazer o 4º Ano de Teologia. As orientações para o Estágio Pastoral seguem as normas do Código de Direito Canônico, (Cân. 235ss) e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (nº 184 ss). “Teve um tempo que dei uma parada para pensar na minha vocação, e neste ano não fiz algumas matérias no Seminário. E como funciona em sistema de ciclo, este ano farei o Estágio Pastoral e ano que vem volto para o Seminário para concluir. Conto com as orações de todo o povo e agradeço por esta oportunidade dada à minha vocação, à minha vida”, agradece Alex.

Alex Gabrich:

O Estágio Pastoral está vinculado às etapas da formação do futuro presbítero como elemento para a construção de uma formação prática e sistemática na evangelização, oferecendo ao candidato oportunidade de atividade missionária, espiritual e comunitária na convivência com o povo nas paróquias.

Seminarista Alisson. Estagiário em Paula Freitas.

Além do seminarista Alex, também o seminarista Alisson Marlon de Moura, que concluiu seus estudo acadêmicos em 2019, incia este ano seu Estágio Pastoral, na paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas.

Alisson Marlon tem 23 anos e é da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro. Ele que também residirá na paróquia em tempo integral, auxiliando o padre Marcelo Antonio Rosa, pároco, diz que o Estágio é momento de experimentar a realidade do povo junto a paróquia, percebendo nisto também a presença de Deus na vida do povo. “A vivência desta realidade junto com o padre é o objetivo do Estágio Pastoral. Por isso conto com as orações de todo o povo de Paula Freitas para que juntos possamos estar mais preparados para a missão que Deus pede à cada um de nós”, diz o seminarista.

Alisson Marlon:

 

Seminarista José Damião, será ordenado diácono no mês de maio.

A apresentação do seminarista Alisson será no dia 15 de fevereiro, na matriz São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, na missa das 19h.

Outro seminarista que está em Estágio Vocacional, tendo iniciado em 2019, é José Damião, 32, natural do estado da Bahia, e que ficará trabalhando na Diocese. José Damião está em Estágio na Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, e tem sua ordenação diaconal marcada para o dia 17 de maio deste ano, na Matriz São Mateus, às 15h.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

GALERIA

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.