Padre Nelson assume a paróquia Nossa Senhora do Rosário como primeiro padre Diocesano

Após ter sido conduzida por cinquenta anos pelos padres poloneses da Congregação Sociedade de Cristo para os Imigrantes Poloneses no Brasil, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul – Mallet, acolheu no domingo, 15 de março, padre Nelson José Kovalski, como primeiro padre Diocesano a assumir a paróquia.

Natural do distrito de Sant’Ana, em Santana – Cruz Machado, onde atuava como vigário paroquial, padre Nelson tem 37 anos de idade e oito anos de padre. Auxiliou em várias paróquias da Diocese, inclusive no Seminário Diocesano e assume pela primeira vez sozinho a responsabilidade de uma paróquia. “Continuarmos mantendo essa herança polonesa, essa riqueza, me passou uma segurança, mas as vezes também senti o peso do desafio. Contudo, com fé, simplicidade e cooperação de todos, estaremos fazendo um bom trabalho”, partilhou o padre.

Áudio Padre Nelson:

Padre Nelson fazendo a Profissão de Fé diante do bispo e da comunidade. Ao lado, padre Ermildo Krasovski, ecônomo da Diocese , e natural de Rio Claro do Sul.

O Rito de Posse, que compreende momentos em que o novo padre faz a Profissão de Fé, professa os votos diante do bispo, e também de forma simbólica recebe as chaves da Igreja, representando o cuidado para com todo o povo a ele confiado, teve início às 9h e contou com grande presença de fiéis da comunidade local, e de paróquias onde padre Nelson atuou.

Em entrevista ao site da Diocese, Dom Walter Jorge, que presidiu a celebração e deu posse ao novo padre, falou da escolha do padre Nelson para a paróquia. “Tivemos a preocupação de manter aqui esta linda tradição da cultura polonesa, assim como vieram fazendo os padres poloneses. Por isso, o padre Nelson foi uma escolha feliz e oportuna para esta necessidade. E sendo uma paróquia menor, ainda que seja um Santuário de peregrinação, será uma boa experiência para ele que assume uma paróquia pela primeira vez”, explicou o bispo diocesano.

Dom Walter Jorge: (Renovação das Promessas)

Entre os fiéis, visitantes de outras cidades e autoridades civís. No segundo banco, senhor Moacir Alfredo Szinvelski, prefeito de Mallet – PR,  junto com a Primeira Dama. No primeiro banco, adolescentes com roupas típicas da cultura polonesa.

Padre Nelson:

Palco de muitas Romarias Diocesanas e Vocacionais em anos anteriores, com esforço dos fiéis, o Santuário Diocesano está sendo melhorado em suas estruturas, com ampliação de salas, banheiros e espaço para refeição, com o intuito de melhor acolher os peregrinos. Contudo, o asfaltamento de 9 Km de estrada de chão, desde a BR 476 até o Santuário, continua sendo o desejo e o sonho de peregrinos, paroquianos e moradores do Distrito de Mallet.

Santuário Nossa Senhora do Rosário, Rio Claro do Sul. Criação como Curato (Capelania) em 16 de dezembro de 1986. Criação como Paróquia, em 1911. A Padroeira é celebrada no dia 07 de outubro.

Padre Nelson assume a paróquia de Rio Claro do Sul como Administrador Paroquial e também como reitor do Santuário Diocesano, alimentando a devoção no coração dos fiéis à Mãe de Jesus, venerada no Santuário sob o título de Nossa Senhora do Rosário.

Setor de Comunicação