Uma semana de festejos marcou celebração a São João Batista

Festeiro no salão da Matriz São João Batista, em uma das noites de celebração.

Dos dias 17 a 24 de junho, a paróquia São João Batista, de São João do Triunfo, com momentos de fé e festividades, celebrou por uma semana o seu padroeiro.

Todos os dias da semana da festa, às 19h era celebrada a novena em honra ao padroeiro, sendo que cada dia um grupo de comunidades se responsabilizava pela liturgia além da montagem da fogueira. Algo diferente também é que cada dia um padre das paróquias da região vinha celebrar a liturgia. Servindo em sua paróquia no Conselho Econômico Paroquial (CEP), Elair Pegorini relata sua impressão da festa.

“Nossa festa já é tradição de muitos anos, e vem trazendo cada vez um número maior de pessoas”, conta ela animada.

Após a celebração, a festa no salão paroquial só começa quando a fogueira é devidamente benzida, seguida de um lindo show de fogos. Esse ano foi feita a maior fogueira de todos os anos, com 12 metros de altura. Enquanto a fogueira segue queimando pela noite adentro, no salão paroquial ocorre a confraternização com sorteio de prêmios e a venda de comidas e bebidas típicas das festas de junho, que dão água na boca.

Fora do salão, no pátio da igreja, as barraquinhas ambulantes e os brinquedos infláveis chamam a atenção da criançada.

Os maiores dias de festa são sexta, sábado e domingo, onde os serviços começam de madrugada, com a alvorada festiva às 6h da manhã, seguida da santa Missa às 9h, e a carreata com o padroeiro pelas ruas da cidade indo até ao meio dia, quando é servido o almoço.

Não parando por aí, a festa transcorre ainda pela tarde toda, terminando as festividades com o sorteio dos prêmios tão esperado pelos participantes de toda a semana da festa.

Indo além das festividades, todos os festeiros rogam para que São João Batista continue olhando pelas comunidades pertencentes à paróquia e intercedendo por muitas Graças.

Texto e fotos: Leonardo Trindade

Par. São João Batista