Igreja Católica Apostólica Romana

13º Congresso Diocesano da IAM, reúne 150 participantes

No dia 30 de setembro, a paróquia Santo Antônio, de Santo Antonio do Iratim, Bituruna, sediou o 13º Congresso Diocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que teve como tema: ‘Alegrai-vos e exultai’, inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco, Gaudete Et Exsultate, sobre a santidade no mundo atual. O evento contou com aproximadamente 150 crianças e adolescentes, vindas de 9 paróquias da Diocese.

Participantes do Congresso no momento do Terço Missionário, ao redor da imagem do padroeiro.

O Congresso teve início com a santa missa, celebrada pelo padre Joviano José Salvatti, pároco e assessor do IAM, contando também com a participação do Coral da IAM, da Paróquia Santa Bárbara, Bituruna. Após a missa, em frente a imagem de Santo Antônio, foi realizado um momento mariano com o Terço Missionário, refletindo sobre a ‘Igreja em Saída’.

A formação do Congresso foi feita pelo padre Joviano, que destacou atitudes de santidade. Ser santo exige correr riscos, desafios. Devemos também aproveitar as oportunidades para ajudar o nosso próximo a seguir este chamado”, exortava o padre.

Na apresentações dos grupos da IAM presentes, cada paróquia usou a criatividade com teatro, danças e músicas, baseando-se no tema do Congresso. O Rito de envio, feito pelo grupo da IAM da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, motivou cada criança a acender a luz de Cristo em lugares onde perceber trevas.

Liara Berthier Schick, coordenadora diocesana do IAM, e Eduardo Barbosa Araújo, representando o COMIDI, fizeram uma homenagem a Irmã Regiane, assessora até aquele momento do grupo da IAM, em Rio Azul, que se despede da Diocese.

Para Liara, o Congresso foi uma oportunidade de preparar a base da Igreja. “Essas crianças e adolescentes vivem aqui a santidade, no meio de um mundo que apresenta tantos desafios à fé. Elas reafirmam aqui o compromisso missionário que receberam já no batismo”, disse a coordenadora.

Para Letícia Sodré, missionária diocesana, de General Carneiro, o congresso é sempre um momento especial. “Pude ver a alegria, a simplicidade das crianças ao falarem de Deus, seja cantando, encenando um pequeno teatro, ou lendo uma simples frase, mais com um grande significado”, testemunhou ela. “É uma energia boa, de muito amor. Vou levar para casa um grande aprendizado”, complementou Letícia.

Pe. Joviano Salvatti , pároco, com coroinhas e Ministra, na Matriz Santo Antônio.

Além da paróquia anfitriã, as paróquias que se fizeram presentes foram: Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul; São Joaquim e Sant’Ana, de Paulo Frontin; São João Batista, de São João do Triunfo; São Carlos Borromeu, de Paula Freitas; São Judas Tadeu, e paróquia Nossa Senhora de Fátima, de União da Vitória; Santa Barbara, de Bituruna, e também a paróquia Nossa Senhora das Vitórias, de Porto União – SC, pertencente à Diocese de Caçador.

Informações: Eduardo Araújo
COMIDI

Fotos

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*