Comunidades de São João do Triunfo se unem para Festa de São João Batista

Oito dias de celebrações e festividades marcaram a Festa de São João Batista, da paróquia de São João do Triunfo, há 30 Km de São Mateus do Sul.

Uma das noites do novenário. Após a Missa com novena, a Fogueira era acesa e abençoada, seguindo os festejos no salão.

Envolvendo as 31 comunidades, além de lideranças e leigos voluntários da Matriz, na preparação da Festa, que se deu no dia 23 de junho, as novenas preparatórias começaram no dia 16. À cada noite um grupo de comunidades realizava a novena na matriz, além de ter a responsabilidade da construção da fogueira e das festividades que aconteciam no salão todas as noites. Para a Santa Missa, um padre era convidado a cada dia do novenário.

Segundo padre Mauro, vigário paroquial, o envolvimento de todas as comunidades expressa que a Festa é para ser vivida por todos. “Esse evento mostra que a Festa não é somente da igreja Matriz, mas é de toda a paróquia. E todas as comunidades se envolveram, inclusive na arrecadação de alimentos para a Festa. Essa comunhão ficará marcada no coração de cada pessoa e de cada comunidade que se envolveu”, disse o padre Mauro.

A Missa na Matriz no Domingo, presidida pelo bispo diocesano, lotou a igreja com fiéis vindos de todas as comunidades.

Além do envolvimento na organização dos festejos, o padre destaca também a importância na vivência da fé dos paroquianos. É um momento de espiritualidade. Ver a matriz todos os dias cheia de fiéis que vinham para buscar forças na fé em Jesus pelo padroeiro é emocionante”, lembrava o sacerdote.

Padre Fabiano, fazendo a bênção dos veículos. Atrás, a imagem de São João Batista.

Durante toda a semana, cerca de dez mil pessoas passaram pela festa. O Domingo envolveu uma carreata com todos os padroeiros trazidos das comunidades para a missa das 10h presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano. Uma enorme fila de veículos após a celebração tomou conta das ruas da cidade para ainda receber a aspersão da água benta, aspergida pelo padre Fabiano Bulcovski, pároco em São João do Triunfo.

O envolvimento alegre de inúmeras pessoas, leigos e leigas, das comunidades e da matriz, que deram sua contribuição para a Festa acontecer, foi o que deu o brilho marcante aos festejos. A boa acolhida e o bom êxito da festa vivido pelos visitantes acontecia pelo trabalho silencioso de voluntários, em meio a toda a animação da Festa. Contribuição importante também, segundo lideranças da igreja, foi o apoio e o envolvimento do poder público municipal, colaborando e valorizando o evento, tido também como uma atração do Município.

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação