Igreja Católica Apostólica Romana

Treze jovens fazem o Retiro Vocacional no Seminário Diocesano

"...orientar o jovem que ele busque um diretor espiritual que direcione seus anseios, e também o ajude a exercitar a escuta de Deus”,

O Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, promoveu nos dias 21, 22, e 23 de junho, o primeiro Retiro Vocacional de 2019. Além das celebrações, espaços de devoção e atividades de lazer, o Retiro buscou promover palestras que abordassem a dinâmica da Vocação Sacerdotal Diocesana e também Religiosa. “Foi um encontro bem tranquilo e muito bom. Preparamos com os seminaristas momentos de espiritualidade sobre a vida do padre diocesano observando também as 5 Dimensões da formação presbiteral, além de momentos Marianos”, explicou padre Evaldo Karpinski, reitor do Seminário.

Vocacionados atentos no momento de palestra vocacional, no Seminário Diocesano, em União da Vitória.

 

Os treze meninos que vieram de oito paróquias da Diocese também puderam ter uma conversa individual com o reitor, partilhando seus anseios e dúvidas vocacionais.

Momento de Espiritualidade com seminaristas, na Capela do Seminário.

Segundo padre Evaldo, esse momento é importante para sentir em cada um como está o seu desejo de ingressar ou não no Seminário. “Tive também uma conversa individual com todos eles. Temos perspectivas de que dois desses meninos ingressem no Seminário para ano o próximo ano, pois já estão concluindo Ensino Médio”, comentou o padre. “É urgente uma Pastoral Vocacional que motive os jovens a conhecer o Seminário”, completou o reitor.

Um dos jovens participantes foi José Fernando Schimikuvisk Gurski, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul. Tendo feito uma experiência anos atrás no Seminário, hoje aos 34 anos, o jovem pretende retornar novamente acreditando ser este o seu chamado. “Já fui seminarista na Diocese, mas precisei sair por motivos pessoais. Me sinto vocacionado. Quero fazer o próximo retiro e com a Graça de Deus ingressar novamente no Seminário e ser um sacerdote; chamado esse que sinto desde criança”, testemunhou o jovem.

Áudio José Fernando

 

Uma das palestras foi abordada pelo Frei Klaubio, da Congregação dos Franciscanos Servos Missionários do Espírito Santo. Baseando-se em Documentos da Igreja, o Frei abordou os diversos Carismas existentes na Igreja além de motivar os jovens a terem um diretor espiritual que os acompanhe no discernimento vocacional. “Foi falado para os jovens todo o Carisma existente na Igreja. Durante a história da Igreja o Espírito Santo foi suscitando homens e mulheres para viver a Pobreza, a Obediência e a Castidade. Mas o foco foi orientar o jovem que ele busque um diretor espiritual que direcione seus anseios, e também o ajude a exercitar a escuta de Deus”, disse o Frei.

Áudio Frei Klaubio.

 

Frei Franciscano, Klaubio do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, expondo sobre a Vida Religiosa.

 

Áudio Frei Klaubio

 

Após uma visita do Bispo Diocesano, Dom Walter Jorge, foi momento de registrar oficialmente o encontro.

 

Momento especial para os retirantes foi também a visita do novo bispo diocesano, Dom Walter Jorge, o qual muitos ainda não conheciam.

As paróquias que enviaram vocacionados foram:

A vida de oração é uma exigência para o vocacionado discernir a vocação.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (São Mateus do Sul); Paróquia São José e Nossa Senhora das Graças (General Carneiro); Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rio Azul); Paróquia Senhor Bom Jesus (Rebouças); Paróquia Santa Bárbara (Bituruna); Paróquia Santo Antônio (Santo Antônio do Iratim – Bituruna); Paróquia Sagrada Família de Nazaré, (União da Vitória).

O próximo Retiro está marcado para o mês de novembro. Jovens que pensam em ser padre e gostariam de fazer uma experiência de discernimento devem entrar em contato com o padre de sua paróquia para pedir o encaminhamento ao Retiro Vocacional.

Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória

FOTOS

 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.