Igreja Católica Apostólica Romana

Seminaristas Diocesanos recebem Admissão e Leitorato

"Receber a Admissão e o Leitorato nos faz percorrer um caminho de aprendizado com uma responsabilidade”.

Na tarde do sábado, 05 de outubro, na missa das 17h30, sete seminaristas do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória, foram Admitidos às Ordens Sacras. O Rito, que se deu dentro da celebração, presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano, caracteriza que perante a Igreja, o seminarista está aceito oficialmente a receber as Ordens Sacras do Diaconado e Presbiterado, ainda que precise passar por mais um tempo de formação e ser aprovado depois de todos os estudos necessários.

Os seminaristas que receberam a Admissão foram: Cristian Majolo Boniatti, (2º de Teologia); Diego Oliveira (2º de Teologia); Diego Nakalski (3º de Teologia); Alex Gabrich (3º de Teologia); Douglaz Ribasz (3º de Teologia); Alisson de Moura (4º de Teologia); e Damião José (Em estágio na Paróquia São Mateus).

Após chamado pelo reitor do Seminário, padre Evaldo, um a um se apresentava diante de Dom Walter Jorge, que lhes daria a Admissão e Leitorato.

 

Além do Rito de Admissão foi também concedido o Ministério de Leitor aos seminaristas Damião José, Alisson Moura, Alex Gabrich, Diego Nakalski e Douglas Ribasz. O Ministério de Leitor dá ao seminarista a função oficial de proclamar leituras nas celebrações. Além deste Ministério também é concedido aos candidatos ao sacerdócio, assim como também a alguns leigos, o Ministério do Acolitato. Quem o recebe auxilia o padre ou o diácono nas celebrações, podendo também distribuir a Comunhão Eucarística. Na Diocese de União da Vitória, este Ministério deve ser concedido ao final do último ano de Teologia.

Seminaristas que receberam o Ministério de Leitor. Da Direita: Damião, Alisson, Alex, Douglas, e Diego Nakalski.

 

Para um passo importante na caminhada dos jovens seminaristas rumo ao sacerdócio, ainda que estejam em um processo de discernimento, muitos amigos e familiares vieram para a celebração.

Após serem chamados pelo nome diante do bispo na celebração, um a um, ajudados por seus pais e familiares, os seminaristas foram revestidos da túnica, veste branca utilizada para o auxílio nas celebrações litúrgicas.

Seminarista Cristian Boniatti, com seus pais, irmã e cunhado.

Para o seminarista Cristian Boniatti, que entrou no seminário aos 23 anos, depois de ter feito a faculdade de Agronomia e estar atuando na área, passados quatro anos de sua vivência de seminário, diz que receber a Admissão é um passo que vai confirmando a vocação escolhida. “Senti esse chamado e resolvi deixar o que fazia de lado para fazer essa caminha de discernimento vocacional. Cada passo que dou, vou vendo que vai se confirmando o que antes era apenas um vislumbre. É um primeiro passo, mas nos faz levar com mais afinco e responsabilidade a caminhada de seminário”, comenta.

Áudio Seminarista Cristian:

Cristian também falou daquilo que acredita ser a função do padre na vida de uma comunidade e na sociedade. “O padre é aquele que vai dar o alimento espiritual que o povo precisa para seguir sua caminhada rumo ao céu, mas também tem um papel social, um lugar de fala muito importante. Apesar da crise religiosa no mundo atual, muitos ainda valorizam e aguardam a palavra do padre. Estaremos à frente de uma comunidade e precisamos estar bem cientes de nosso papel”, reflete o seminarista.

Áudio Seminarista Cristian:

Ao receber o Ministério de Leitor, o seminarista toca na Bíblia, com gesto de valorizar a Palavra de Deus que proclamará nas celebrações. De Joelhos: Seminarista Douglas.

Estudante do 3º ano de Teologia, Douglas Ribasz que recebeu a Admissão e o Leitorato, diz que o momento é importante porque faz deixar de lado a ideia vaga do sacerdócio que se tinha antes de entrar no seminário e ver o sonho de forma mais concreta. “Estamos dando passos cada vez mais concretos na nossa vocação. Receber a Admissão e o Leitorato nos faz percorrer um caminho de aprendizado com uma responsabilidade”, partilha ele.

Além do reitor do Seminário, padre Evaldo Karpinski, e do Diretor do IFTESAM, padre Mário Glaab, estiveram na celebração o padre João Ari Shulz, de General Carneiro, que tem três seminaristas, o padre José Carlos Sttonas, da paroquia São Mateus, onde estagia o seminarista Damião, e o diácono Claudimir Camargo, da paróquia Sagrada Família. Também frades Franciscanos e da Frades Missionários Servos do Senhor estiveram presentes, além de leigos de Movimentos e Pastorais da Diocese.

Áudio Seminarista Douglas:

 

Da esquerda: Pe. José Carlos, Pe. Evaldo, Diácono Claudimir, Dom Walter Jorge, Pe. Mário, Pe. João Ari, Seminarista César, Gustavo e Glauco.

 

Após a Santa Missa, convidados pelo reitor do seminário, padre Evaldo Karpinski, todos puderam partilhar da alegria daquele momento com uma confraternização no salão do Seminário.

Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação

MOMENTOS DA CERIMÔNIA:

GALERIA FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.